[sempre de acordo com a antiga ortografia]

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014





Imagens?
Para quê?...


[Salzburg, 23.01.2014] Não percam este programa de rádio, de Manuel Vilas Boas, TSF. Ouçam. É uma lição em vários domínios, em que o Castelo dos Mouros mostra as entranhas através do testemunho de quem nele interveio, num restauro muito sof
isticado - desde o Prof. Doutor António Lamas, Engºs. Daniel Silva, Nuno Oliveira, aos Arq. Ricardo Miranda e Dra. Maria João Sousa.

Prestaram mais um inestimável serviço, não só a Sintra, em particular, mas também, em geral, à Cultura Portuguesa. Como se trata de uma formidável lição, tendo em consideração que os «professores» são muito eficientes, verão como aprenderão imenso. No meu caso, continua a fascinar-me o modo como a deontologia do restauro é tão conveniente e comoventemente respeitada, marca invariável das intervenções da PSML. Também por isso foi recentemente considerada a melhor do mundo.

Quando nos referimos à PSML e pensamos em dinheiros, desde o preço dos bilhetes ao financiamento da empresa, cumpre jamais esquecer que ela não recebe um cêntimo dos cofres do Estado. Vive apenas, repito, apenas, do que cobra ao público pelo acesso aos bens que lhe estão confiados.

Estou em Salzburg onde tenho aprendido muito, igualmente, no âmbito da recuperação do património natural e edificado. Mas, novidades, não venho aqui encontrar. Nesse aspecto, Sintra é mesmo muito, muito rica.




Sem comentários: