[sempre de acordo com a antiga ortografia]

segunda-feira, 10 de março de 2014



As citações do Prof. Fernando Seara


Como nada percebo de futebol, ao aceder a estes artigos do Prof Fernando Seara, o que procuro com todo o interesse são as suas sempre tão doutas citações.

No que respeita à morte, Jose Marti é estupendo
, sem dúvida, naquela alusão ao arco de triunfo. Tão especial, também o grande Mozart que, católico como nós, considerava a morte como a nossa melhor amiga, abrindo-nos a porta que nos permite ir «desta para a melhor».

Já no que respeita à sentença de Ronsard, opondo os anos verdes da mocidade aos invernos que nos restam, permito-me ter opinião algo diferente. Ah, meu caro amigo Prof. Fernando Seara, não fora esta horrorosa carga de destempero troikiano a que nos condenou toda a classe política que até esta situação nos trouxe, e os nossos «invernos», da idade da ‘sagesse’ bem diferentes poderiam ser.

No que respeita à situação na Europa Oriental, a sua referência, tão oportuna, à Guerra da Crimeia (1853-56) é a primeira que apanhei em toda a imprensa portuguesa que li até à data da publicação deste seu artigo. Como não tenho a possibilidade de tudo ler, pode(m)-me ter escapado outra(s) referência(s). Não deixa de ser sintomático que tão pouco se lembre uma contenda com tanta similitude à que actualmente se perspectiva, onde não faltam ensinamentos para o presente.

Sê mais esperto do que os outros mas não lhes digas. Que sábio este Chesterfield! Se assim sempre fizéssemos, tenho a certeza de que nos livraríamos da inveja dos pobres medíocres que, coitados, passam uma vida péssima incapazes de reconhecerem e se regozijarem com o bom sucesso dos outros…
 
Factos e Protagonistas - A Bola 2 de Março
 
 
 
 

Sem comentários: