[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sábado, 1 de março de 2014



São camélias, são camélias, meus senhores!...


Foi com o maior prazer que acedi ao convite do Prof. Doutor António Lamas para integrar o júri do Concurso para selecção da "Melhor Camélia" e "Melhor Variedade Histórica", no âmbito do certame promovido hoje e amanhã, nos termos do anúncio que aqui reproduzo.

Acabo de regressar a casa depois de horas muito agradáveis, à volta de exemplares de camélias perante cuja beleza me rendi, não raro, muito comovido. O que ali aparece exposto, à apreciação de quem se sinta desafiado a aparecer, representa uma dedicação que as plantas devolvem em testemunhos de indiscritível sofisticação.

Não podia ter estado em melhor companhia. São pessoas amigas com quem sempre aprendo imenso, tais como o próprio e já referido Presidente da PSML, o Prof. Doutor Fernando Catarino, eminente académico e cientista, professor catedrático jubilado e grande amigo de Sintra, indispensável numa iniciativa como esta, a Dra. Inês Ferro, Directora dos Palácios da Vila e de Queluz, e, na circunstância, a anfitriã, a quem Sintra tanto deve, o Arquitecto Paisagista Gerald Luckhurst, cuja presença era condição sine qua non para o sucesso de tal concurso, o operacional incansável Engº Nuno Oliveira, destacado membro da formidável equipa técnica e dirigente daquela empresa.

Sigam o meu conselho. Verão o indiscutível benefício que poderão colher. Apareçam mesmo. A tenda gigante está montada mesmo no nosso Terreiro do Paço de Sintra, ou seja, em frente ao Palácio da Vila, um espaço protegido e protector onde se sentirão especialmente acolhidos por amigos tão especiais como são as camélias. Sintra está muito bem representada, como poderão verificar e, inclusive por óptimas propostas da Câmara Municipal de Sintra.

E, se puderem, levem uns trocos. Ali podem comprar camélias envasadas pela PSML, sob a orientação do próprio Engº Nuno Oliveira, há um escaparate de livros e, querem saber, compota de camélia, licor de camélia… E por aqui me fico, não vá algum zeloso «fiscal», não sei de que entidade, acusar-me de propaganda de bebidas alcoólicas…



Como sei fazer poucas coisas sem música, aqui vos deixo com a mais célebre ‘Dama das Camélias’. Cantam Alfredo Kraus e Maria Callas. Claro que é da famosa "La Traviata" de Lisboa, 1958. O que mais querem deste vosso criado? Que vos traga o cálice? Também o farei. Tratem dos cálices que eu tratarei da bebida…

Boa audição!



http://youtu.be/u0RI0JdWECU


É já este fim de semana a IV Exposição e Concurso “Camélias em Sintra” no terreiro do Palácio Nacional de Sintra, com entrada gratuita. Em exibição estarão alguns dos melhores exemplares de Camélias, trazidos não só por expositores nacionais como espanhóis, e será eleita a “Melhor Camélia” e a “Melhor Variedade Histórica”


 http://tinyurl.com/exposicao-camelias

 
Foto: É já este fim de semana a IV Exposição e Concurso “Camélias em Sintra” no terreiro do Palácio Nacional de Sintra, com entrada gratuita. Em exibição estarão alguns dos melhores exemplares de Camélias, trazidos não só por expositores nacionais como espanhóis, e será eleita a “Melhor Camélia” e a “Melhor Variedade Histórica”. http://tinyurl.com/exposicao-camelias

Sem comentários: