[sempre de acordo com a antiga ortografia]

quarta-feira, 2 de abril de 2014


1 de Abril, 1873

Sergei Rachmaninov (m. 1943)

Nascido no primeiro de Abril de 1873, Sergei Rachmaninoff, compositor, pianista e maestro russo é o autor da ópera cuja audição hoje vos proponho. Nesta circunstância, também homenageio o meu pai, a quem devo o primeiro acesso a Francesca da Rimini, não só como personagem deste drama lírico mas também da homónima obra de Tchaikovsky.

Francesca da Rimini (Francesca da Polenta), (Ravena, 1255 – Gradara, 1285), famosa pela sua bel...
eza, terá nascido em Ravena. O pai, Guido da Polenta, governador da cidade, estava em guerra com a família Malatesta, de Rimini.

Quando as famílias negociaram um acordo de paz, a conveniência ditou que Francesca casaria com Giovanni Malatesta (Gianciotto), homem instruído mas fisicamente deformado, filho mais velho de Malatesta da Verucchio, senhor de Rimini.

No casamento, por procuração, interveio Paolo Malatesta, homem belo, irmão mais novo de Giovanni. Francesca e Paolo, que se apaixonam, mais tarde, foram surpreendidos e assassinados por Giovanni.

De acordo com Dante, o episódio de amor entre Francesca e Paolo foi influenciado pela leitura da história de Lancelote e Guinevere, tendo integrado o Canto V, 'O inferno', da "Divina Comédia".

Boa audição!

http://youtu.be/wx8DiszmAtA

Sem comentários: