[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sábado, 5 de abril de 2014



Efeméride Mozartiana


 4 Abril de 1770


Os Mozart, pai e filho, estavam de passagem por Floreça. Numa visita a Corilla Olimpica, pseudónimo arcádico de Maddalena Morelli-Fernandez, encontram-se com o jovem violinista Inglês Thomas Linley (1756- 1778).

Na ocasião a Signora Morelli compõe um soneto alusivo à partida de Florença do jovem Wolfgang, poema que, no dia 21 do mesmo mês, Leopold remete para Salzburg, incluído numa carta em que também escreve:

"(...) Em Florença também nos encontrámos com um jovem Inglês que foi aluno do famoso violinista Nardini. Este rapaz, que toca maravilhosamente e tem a mesma idade e estatura de Wolfgang, veio a casa da poeta Signora Corilla que estávamos visitando na sequência de uma recomendação do Senhor Laugier. Durante toda a tarde os rapazes foram tocando alternadamente, sempre muito elogiados. (…) No dia seguinte, jantámos com o senhor Gavard, o Ministro das Finanças do Grão Duque, tendo ambos os rapazes tocado alternadamente não como garotos mas como adultos! Tomaso acompanhou-nos a casa, chorando amargamente porque tínhamos de partir no dia seguinte. (…)”

Thomas Linley também se revelou um interessante compositor. De sua autoria "Arise! ye spirits of the storm", peça cuja audição vos proponho na interpretação da Orquestra de Câmara Pratum Integrum e do grupo vocal Intrada, da música para “The Tempest”, numa gravação obtida durante o Festival Noites de Dezembro no Museu Pushkin de Belas Artes de Moscovo, em 15 de Dezembro de 2011. Dirige Ekaterina Antonenko.

Boa audição!

http://youtu.be/2Uk9sNQAt4s
 
 
 

Sem comentários: