[sempre de acordo com a antiga ortografia]

domingo, 6 de abril de 2014



Gulbenkian,
6 de Abril de 2014


Às 19.00 horas, Orquestra Sinfónica da Rádio da Baviera e Coro Gulbenkian, sob a direcção de Gustavo Dudamel, para a interpretação de um programa extremamente expressivo em diferentes mas complementares registos:

Stravinsky
- "Zvezdolikiy", [Le Roi des Étoiles]
- "Sagração da Primavera"
Beethoven - Sinfonia No. 4 em Si bemol Maior, op. 60

Apenas uma breve nota introdutória acerca da primeira peça mencionada. Consultei alguma documentação referindo que, logo à partida, a tradução do Russo para o Francês - e, naturalmente, deste para o Português - é deficiente. De facto, literalmente, 'Zvezdolikiy' corresponde a 'Aquele que temo rosto como uma estrela'.

Trata-se de uma curtíssima cantata para coro masculino e grande orquestra, cuja duração não excede 4/5 minutos, que Stravinsky compôs em Paris, entre 1911 e 1912, com base num poema de Constantin Balmont. É curioso que, durante muito tempo, foi considerada 'intocável', apenas tendo sido estreada em 1939, em Bruxelas, sob a direcção de Franz André.

É uma das obras mais estranhas e raramente interpretadas deste compositor, quase paradoxal pelos extraordinários meios da grande orquestra necessária à sua concretização, qual incursão no mundo simbolista e místico de referência de Stravinsky na altura, igualmente universo por excelência de Scriabine e Sibelius.

Sempre vos direi que Dudamel não é maestro que me sensibilize particularmente. Já tenho assistido ao resultado do seu trabalho com esta SBR, isso sim, uma das minhas orquestras preferidas, à qual devo horas magníficas da melhor Música de sempre. À partida, prevejo um concerto memorável.

Aqui vos proponho uma gravação da peça de Stravinsky, lamentando que, tal como cerca de mil e duzentos privilegiados, entre os quais me incluo, não possam deslocar-se ao Grande Auditório da Avenida de Berna. Se estiverem atentos à programação da RDP2, talvez tenham a sorte de beneficiar de um registo que a estação possa ter negociado. É apenas uma hipótese, já que não me informei acerca de tal eventualidade.

Boa audição!

http://www.youtube.com/watch?v=j2t46RKOp-g&list=RDj2t46RKOp-g&feature=share
 
 

Sem comentários: