[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sábado, 31 de maio de 2014



Efemérides do coração


Aniversário da nossa filha mais velha. Em 1973, o 31 de Maio foi dia de espiga e Joana a telúrica afirmação de vida, primeira certeza de continuidade que me vem dos confins do tempo para o abismo do infinito.
 
Também hoje faz anos o meu querido José Moraes, amigo de dezenas de anos, colega, companheiro e cúmplice de tantas e boas aventuras de trabalho no Ministério da Educação. Igualmente, pelo seu aniversário, dia de sentir a maior saudade da Maria Clara Antunes Ferreira, que já nos deixou, outra grande amiga que o mundo da Educação me desvendou quando Abril ia dando os primeiros passos.

Outro dia 31 de Maio. De 1809, há mais de duzentos anos. Joseph Haydn partia, deixando-nos um dos mais espantosos legados artísticos de todos os tempos. Eis o compositor a quem mais vezes recorro. Se calhar ainda não vos tinha confessado como e quanto me sinto devedor de Haydn.

Noutra oportunidade convosco partilharei as razões de tanta afinidade.
Celebrarei estas efemérides do coração com música de Haydn. E, para mim, porque o 31 de Maio é Dia de Acção de Graças, pela família e pelos meus amigos, será com uma das suas missas, a “Harmoniemesse”, dele, que escreveu das melhores que conheço.

A interpretação está a cargo da Orquestra e Coro da Rádio da Baviera, sob a direcção de Mariss Jansons, e dos solistas Malin Hartelius, soprano, Judith Schmid, Mezzo, Christian Elsner, Tenor e Franz Joseph Selig, Barítomo.

Boa audição!


http://youtu.be/ra5ds1XiO_0
 

Sem comentários: