[sempre de acordo com a antiga ortografia]

quarta-feira, 7 de maio de 2014



Nella Maissa, centenária
Graças a Deus!
 


[com uma final proposta de audição]

Tal como sucedeu relativamente à Senhora Marquesa de Cadaval que, aliás, foi amiga pessoal e muito próxima da pianista Nella Maissa - ambas naturais da interessantíssima cidade de Turim - o grupo de que faço parte apresentará, logo que possível, um DOCUMENTÁRIO BIOGRÁFICO sobre a grande pianista, trabalho este que a RTP mostrou interesse em apresentar ainda este ano.

Como calculam, no restrito mei
o cultural em que operamos, os problemas de patrocínio financeiro condicionam a concretização de qualquer cronograma por mais realista que pretenda ser. No caso vertente, tem sido, precisamente este, o aspecto mais perturbador. De qualquer modo, poderei informar que já foram concretizadas todas as filmagens, em especial, as efectuadas na Casa do Artista onde a pianista reside, também tendo sido colhida a maior parte dos testemunhos que nos interessava registar.

Gostaria de sublinhar que, para o efeito da concepção e realização deste documento, alargámos a nossa equipa, que passou a integrar o Arq. Romeu Pinto da França que, como sabem os melómanos mais bem informados, além de nosso também é um grande amigo de Nella Maissa.

Como é sabido, à pianista todos devemos um excepcional serviço em relação à obra de Bomtempo. Contudo, bom será lembrar que ela se interessou imenso pelos contemporâneos como, por exemplo, é o caso de Armando José Fernandes. Não podendo deixar-vos sem uma peça em que ela interviesse, do QUARTETO COM PIANO deste compositor, eis o terceiro andamento, Adagio Cantabile, em que, além de Nella Maissa, temos Manuel Villuendas no violino, Clélia Vital, violoncelo e Barbara Friedhoff, viola.



Parabéns Nella Maissa!

Boa audição!

http://youtu.be/j-58Jpxx-1s [Quart. c/ Piano de AJFernandes]


__________________________________
 
A pianista Nela Maissa , que hoje faz 100 anos retratada por Abel MAnta. Deu hoje uma entrevista na antena 2 onde recordou as "memórias presas" de Turim onde nasceu. Percurso artístico notável em termos da música portuguesa e dos repertórios modernos. Parabéns Nela Maissa
 
 
 

Sem comentários: