[sempre de acordo com a antiga ortografia]

quinta-feira, 12 de junho de 2014



Dia da Criança?
É quando o Homem quiser...

Aos domingos de manhã, bom seria que os pais, avós, padrinhos e todos os amigos das crianças se lembrassem dos jardins, parques e monumentos que dependem da Parques de Sintra Monte da Lua. Nunca será demais insistir e divulgar que a entrada é gratuita para todos os residentes no concelho de Sintra.

O que se poupa é imenso. No fim do ano, garanto-vos, são centenas de euros, em especial, se se vai «em bando». Sei que assim é porque
, cá por casa, muito aproveitamos esta vantagem. Com a minha persistente «catequese», tenho esperança de que, cada vez mais sejam os potenciais beneficiários.

Em especial com os miúdos, é imenso o património de afectos, de beleza partilhada, de poesia vivida, durante horas e horas de encanto, no gozo de lugares como a Pena - desde o Palácio ao imenso parque, chalé da Condessa, abegoaria, quinta de lazer, cavalos Ardenais - Monserrate, Castelo dos Mouros, Convento dos Capuchos, Palácios de Queluz ou da Vila, privilégio incalculável em qualquer latitude. E, que sorte a nossa, por termos tudo isto ao pé da porta...

Em tempo de restrições inimagináveis, apesar de as escolas fazerem um esforço enorme levando os alunos em visitas de estudo articuladas com o departamento específico da PSML, a verdade é que sempre será insubstituível o valor deste tipo de actividades em família e com os amigos.

Os mais crescidinhos, já sensíveis a conversas sobre a preservação e recuperação do património, percebem perfeitamente que aqueles são espaços excepcionais, muito bem cuidados, onde tudo é propício e nada ofende a sua sensibilidade. Eles sabem comparar e, se os adultos com quem lidam todos os dias, são daqueles que os habituaram a este tipo de visitas, desde muito pequeninos, então, o benefício é insuperável.

Como bem sabemos, todos os domingos de Sintra podem ser inolvidáveis dias para as crianças que vivem no concelho. Os lugares estão disponíveis, de porta aberta. E, repito, acesso gratuito! Assim queiram os familiares que podem oferecer-lhes presente tão especial.
Hoje, dia 1 de junho, celebra-se o Dia Mundial da Criança. Foi em 1959 que os direitos das crianças se tornaram lei através da Declaração Universal dos Direitos da Criança da ONU.

Credits_PSML EMIGUS
 
 
 

Sem comentários: