[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sexta-feira, 25 de julho de 2014


Esta manhã,
na Volta do Duche

Em Sintra com João De Oliveira Cachado


Como estou na boa companhia do Fernando Morais Gomes, até me sujeito a esta pública visibilidade. Há anos que a nossa comum paixão se transformou num «ménage à trois» E escusam de 'apimentar' porque o outro vértice da relação é Sintra...
Neste momento do nosso encontro, se não me engano, falávamos acerca de uma nossa luta, em que, por amor a Sintra, como tantas vezes nos acontece, nos armámos em David. Na altura, Golias era, nem mais nem menos do que o Dr. Ricardo Espírito Santo Salgado, o concessionário hoteleiro de Seteais que, todo poderoso, se permitiu assumir atitudes que muito ofenderam os sintrenses.

Uma vez, a destruição do tanque, outra o encerramento do terreiro, ainda outra quando arrasou aquele magnífico relvado, ali fazendo assentar o arraial de mega-tendas metálicas, por ocasião do casamento da filha. E ainda muito teria de contar acerca da ocasião em que, alegando «razões de segurança», mandou expulsar-me do espaço público porque me atrevi, qual intruso, entrar no recinto onde decorria uma grande festa com magnatas ibéricos...
Tenho um sério rol de queixas contra o banqueiro, é verdade. Contra os seus interesses, fui a reuniões públicas da Câmara e da Assembleia Municipal de Sintra. Incomodei-me nos locais onde devem ser dirimidas as razões de queixa dos cidadãos. E fartei-me de escrever artigos de imprensa, textos no www.sintradoavesso.blogspot.com . Podia, agora, voltar à carga. Mas, coitado, tanta tem sido, está sendo e será a pancada que até tenho pudor.

Mas recordo. Ou, melhor, recordamos. Tal como nesta manhã, com o meu amigo. Conversas que, fazendo parte do nosso currículo oculto, só são possíveis porque, dessas vezes, nos expusemos sem pudor algum...


Sem comentários: