[sempre de acordo com a antiga ortografia]

terça-feira, 22 de julho de 2014



Goethe-Barenboim/Said


No ano passado, em 29 de Julho, por altura da entrega a Daniel Barenboim do Prémio Gulbenkian por especiais serviços prestados à causa da Liberdade, escrevi eu um pequeno texto sobre a designação da orquestra que ele, galáctico maestro de origem judaica, fundou em íntima colaboração com o académico palestiniano Edward W. Said.

A verdade é que, a propósito de um post ontem publicado neste meu mural, propondo a partilha de uma obra estreada pela Orques...
tra no Festival de Luzern em 2013, duas pessoas me perguntaram acerca do nome. Assim, parece pertinente voltar a esclarecer porque, ceertamente, outras haverá com a mesma dúvida.

West-Östlicher Diwan, designação no original Alemão, ou West-Eastern Divan, como proposta de tradução para Inglês, é um «diwan» - ou seja, uma antologia de poemas líricos - da autoria de Johann Wolfgang von Goethe (28 de agosto de 1749-22 de março de 1832) inspirados na obra do poeta persa Hafez.

Fazendo parte do último grande ciclo de poesia em que Goethe se envolveu, consiste num conjunto de doze livros de poesia dos mais diferentes registos, tais como parábolas, de recorte histórico, de cariz político ou religioso, sempre com o objectivo da aproximação entre Oriente e Ocidente, propósito tão caro aos artistas do período Romântico:

Livro do Cantor (Moganni Nameh)
Livro de Hafiz Hafiz (Hafis Nameh)
Livro do Amor (Uschk Nameh)
Livro da Reflecção (Tefkir Nameh)
Livro do Humor (Rendsch Nameh)
Livro das Máximas (Hikmet Nameh)
Livro de TimurTimur (Timur Nameh)
Livro de Zuleika (Suleika Nameh)
Livro do Copeiro (Saki Nameh)
Livro das Parábolas (Mathal Nameh)
Livro dos Parsi (Parsi Nameh)
Livro do Paraíso (Chuld Nameh).

Em suma, trata-se de uma obra a ser encarada como exemplo e mesmo símbolo da troca, do diálogo entre Oriente e Ocidente, não só no sentido restrito da realidade alemã vs Médio Oriente, mas também Latino-Persa e Cristão-Muçulmano.

Enfim, talvez assim melhor se compreenda porque decidiram Barenboim e Said optar por esta designação para a Orquestra que fundaram em 1999. Numa breve apresentação da Divan, eis o próprio Daniel Barenboim.


http://youtu.be/8VsNJ6ITE64.

 
 

Sem comentários: