7 de Agosto de 1791
Efeméride mozartiana
Munique – estreia de “Don Giovanni”
Em 1791, último ano da vida do compositor, a grande e culta capital da Baviera assiste à primeira representação desta ópera no teatro da Salvatorplatz. Como é do conhecimento geral, a obra fora estreada quatro anos antes, em Praga – cidade onde Mozart considerava ter sido especialmente feliz – no teatro cuja actual designação é ‘Estates Theatre’ [Teatro dos Nobres].
Por mera curiosidade, “Don Giovanni” está em cena, consecutivamente, durante onze dias, entre 7 e 17 do corrente mês de Agosto, precisamente, no local onde foi dada a conhecer ao mundo. Quando, por cá, sabemos das dificuldades que o nosso único teatro de ópera enfrenta, esta vitalidade não pode deixar de causar uma inveja especialíssima…
A título pessoal, por mera curiosidade, também faz hoje vinte e sete anos que, aproveitando a relativa proximidade de Bayreuth, onde iríamos assistir a lendárias produções do "Tristão" e de "Parsifal", com minha mulher, iniciámos uns dias de estada em Praga – ainda no tempo em que era capital da Checoslováquia – fazendo a habitual «peregrinação mozartiana». Nessa altura, sempre de auomóvel, também andámos por Pilzen, e pelas espantosas estâncias termais de Karlovi Vary e Marianske Lazne (Marienbad), exactamente, para recordar “O Ano Passado”…
Depois deste pessoal desvio, voltemos efeméride para recordar um conhecidíssimo momento da ópera, "Fin ch' han dal vino”, «só» na interpretação de Dietrich Fischer-Dieskau. Karl Böhm dirigia. Em 1967.
Boa audição!
http://youtu.be/KvmI-J87ZBM
Sem comentários:
Enviar um comentário