Salzburg, um estupendo dia
... e uma efeméride mozartiana!
... e uma efeméride mozartiana!
Tal como confirma uma das minhas amigas do Mozarteum, com quem acabo de contactar, hoje está um dia maravilhoso em Salzburg! O azul do céu não engana. Mas permitam que vos situe. Para o efeito, socorro-me do transeunte que caminha pelo meio da rua, mesmo sob o parapeito desta janela que, tenho quase a certeza, será a de uma das da agência local do Vontobel Bank.
A verdade é que este peão não está no meio da rua ma...s sim de pequena praça, a Hagenauerplatz [Hagenauer é o nome da família proprietária da casa onde nasceu Mozart]. Tanto à esquerda como à direita, há lojas comerciais e, mesmo em frente, duas fachadas de edifícios da famosa Getreidegasse, a mais conhecida e fascinante rua pedonal da cidade e uma das mais famosas da Europa.
Reparem no canto superior direito. A cúpula que se adivinha é a da esplêndida Kollegienkirche, jóia do barroco austro-germânico, projecto de Johann Bernard Fischer von Erlach. E, nesse edifício ocre, precisamente, a referida casa onde Wolfgang nasceu e viveu até que os pais se mudaram para a Tanzmeisterhaus, na actual Makartplatz. Como calculam, é uma romaria infernal de milhares de pessoas pretendendo visitar o 'sagrado' local.
Graças a Deus, como membro do Mozarteum, acedo sem qualquer problema, gratuitamente, em qualquer altura do ano. E vale mesmo a pena porque ali acontecem exposições concebidas por grandes encenadores de reputação mundial que interpretam o espaço, sempre surpreendentes.
Finalmente, gostaria de aproveitar a oportunidade também para comemorar uma efeméride mozartiana. Em 22 de Agosto de 1781, Amadé dá por terminado o Acto I de "Die Entführung aus dem Serail". Do primeiro acto desse Singspiel, partilharei convosco aquela que é uma das mais extraordinárias interpretações da Aria de Constanze, "Ach ich liebte", por Edita Gruberova, numa gravação que remonta a 1980. Dirige Karl Böhm.
Boa audição!
http://youtu.be/T1-X3K_55Bs
Sem comentários:
Enviar um comentário