[sempre de acordo com a antiga ortografia]

segunda-feira, 1 de setembro de 2014



Dedicatória com o melhor do mundo


 (para o João De Oliveira Cachado que adora esta «Sala» ...)



Esta manhã fui surpreendido com esta «dedicatória» de M Manuela Bravo Serra. Uma emoção mais ou menos explicável. Passo a partilhar convosco a minha resposta a mensagem tão especial.

..........

"De facto esta Grosse Saal do Mozarteum de Salzburg é 'adorável'. Eu? Apenas sou um dos que, há décadas, me rendi ao seu fascínio. Entro ali, com um calafrio, sempre como se fosse a primeira vez e, no entanto, só em cada Mozartwoche, lá assisto a cerca de vinte concertos e recitais. Em 2015, por exemplo, serão dezoito. Mas, como a frequento também fora da Mozartwoche...

Mesmo no Mozarteum, sou conhecido como «um caso algo especial». Naturalmente, isso tem muito tem a ver com a distância que, todos os anos, venço para ali poder estar, por lá permanecer durante todo o Festival, por conhecer toda a gente desde as senhoras do bengaleiro ao Presidente, por quem sou acolhido como um dos estrangeiros que «é da casa».

Repare que a esmagadora maioria dos estrangeiros europeus frequentadores do Mozarteum são alemães, italianos, suiços, ainda bastantes franceses que residem a poucas centenas de quilómetros. É raríssimo ver um espanhol e, portugueses, enfim, cá tem o seu amigo, repito, dentre aqueles que lá vão sistematicamente, já que não me refiro aos esporádicos. Tanto assim é que me pediram para dar o testemunho quanto à relação que mantenho com a sala e que será publicado por ocasião da celebração do centenário.

Deixo agora a sala porque outros valores mais altos se levantam. Este extraordinário Concerto para Flauta e orquestra em Sol Maior KV 313 em que, muita atenção, Emmanuel Pahud apresenta uma entrada e cadências pessoais, é obra-prima na interpretação do maior virtuoso da flauta dos nossos tempos, ele que, como bem sabe a M Manuela Bravo Serra, é solista principal da Berliner.

Olhe, minha amiga, chegar aqui ao fb e ser surpreendido por um presente que tal deixou-me muito emocionado. Até porque, como não poderia deixar de ter acontecido, assisti a este mesmo evento. Abraço"

.........

E, finalmente, a partilha da grande festa. Boa audição!
 
 



Sem comentários: