[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sexta-feira, 17 de outubro de 2014



Efeméride mozartiana
16 Outubro 1769

[facebook, 16.10.2014]

Salzburg: Na manhã daquele dia, na altura com 13 anos de idade, Wolfgang dirige uma Missa na igreja do Convento de Nonnberg.

Permitam que, a propósito do lugar, vos conte que se trata de um templo onde, apesar de celebrizado pelo filme "Sound of Music" de Robert Wise [era ali que Maria estava prestes a professar] é possível passar horas de retiro e gozo espiritual sem a ameaça de qualquer turista...

Para que tenham uma ideia do espaço a que me reporto, embora não seja muito o meu «estilo de serviço» ao divino Amadé, arranjei uma informação à qual podem aceder através da miniatura abaixo disponível.

Regressando à efeméride, é provável que se trate da Missa KV 66 em Dó Maior, designada como "Missa Domenicus", composta no precedente mês de Setembro, estreada no dia 1 e Outubro na igreja de St Peter, em Salzburg, para a celebração da primeira Missa do seu amigo Cajetan Hagenauer, que tomou o nome de Domenicus por ocasião da ordenação. A orquestração desta peça seria enriquecida, em 1776, com o acrescento de trompas, trompetes e oboés.

A Missa apresenta as seguintes 6 partes, de acordo com o Ordinário:

- Kyrie (0:00)
- Gloria (3:17)
- Credo (18:47)
- Sanctus (33:17)
- Benedictus (35:23)
- Agnus Dei (37:21)


A interpretação está a cargo de Charlotte Margiono, soprano; Elisabeth von Magnus, contralto; Uwe Heilmann, tenor; Gilles Cachemaille, barítono; Coro Arnold Schoenberg; Concentus Musicus, sob a direcão de Nikolaus Harnoncourt.

Boa audição!

http://youtu.be/rlQJ2bgK3RQ [acesso à gravação da Missa]


 

Sem comentários: