Efeméride mozartiana,
30 Setembro de 1784
[facebook, 30.09.2014]
Sete anos antes da estreia de "A Flauta Mágica", outra efeméride mozartiana que já hoje assinalei, Mozart tinha dado por terminada a composição do seu Concerto para Piano No. 18, que, mais tarde, veio a receber a referência KV 456. Nessa altura, escreveu ele no seu catálogo pessoal: "30 de Setembro, Um Concerto para Piano. Acompanhamento. 2 violinos, 2 violas, 1 flauta, 2 oboés, 2 fagotes, 2 trompas e baixo."
Como sabem, tenho particular predilecção pelas leituras de Mitsuko Uchida, pianista que acompanho Há dezenas de anos, talvez a grande intérprete mozartiana do nosso tempo, herdeira de Clara Haskil. Proponho que partilhemos uma gravação datada de 1988 em que toca com a English Chamber Orchestra sob a direcção de Jeffrey Tate.
Três são os andamentos 'da ordem': 1. Allegro vivace, 2. Andante e 3. Allegro vivace. A vossa atenção especial para o segundo, em que Uchida é verdadeiramente surpreendente na subtileza como promove a diferença entre um quase Adagio e este que não é um pleno Andante.
Boa audição!
PS: Evento de excepcional importância. No domingo, 16 de Novembro, Mitsuko Uchida virá ao Grande Auditório da Gulbenkian para um recital em que tocará o "Impromptus" D 935 de Scubert e "Variações Diabelli", op. 120 de Beethoven. Absolutamente imperdível! Não sei se ainda haverá bilhetes disponíveis.
http://youtu.be/H607acFriuI
30 Setembro de 1784
[facebook, 30.09.2014]
Sete anos antes da estreia de "A Flauta Mágica", outra efeméride mozartiana que já hoje assinalei, Mozart tinha dado por terminada a composição do seu Concerto para Piano No. 18, que, mais tarde, veio a receber a referência KV 456. Nessa altura, escreveu ele no seu catálogo pessoal: "30 de Setembro, Um Concerto para Piano. Acompanhamento. 2 violinos, 2 violas, 1 flauta, 2 oboés, 2 fagotes, 2 trompas e baixo."
Como sabem, tenho particular predilecção pelas leituras de Mitsuko Uchida, pianista que acompanho Há dezenas de anos, talvez a grande intérprete mozartiana do nosso tempo, herdeira de Clara Haskil. Proponho que partilhemos uma gravação datada de 1988 em que toca com a English Chamber Orchestra sob a direcção de Jeffrey Tate.
Três são os andamentos 'da ordem': 1. Allegro vivace, 2. Andante e 3. Allegro vivace. A vossa atenção especial para o segundo, em que Uchida é verdadeiramente surpreendente na subtileza como promove a diferença entre um quase Adagio e este que não é um pleno Andante.
Boa audição!
PS: Evento de excepcional importância. No domingo, 16 de Novembro, Mitsuko Uchida virá ao Grande Auditório da Gulbenkian para um recital em que tocará o "Impromptus" D 935 de Scubert e "Variações Diabelli", op. 120 de Beethoven. Absolutamente imperdível! Não sei se ainda haverá bilhetes disponíveis.
http://youtu.be/H607acFriuI
Sem comentários:
Enviar um comentário