[sempre de acordo com a antiga ortografia]

quinta-feira, 2 de outubro de 2014



Efeméride mozartiana
30 de Setembro de 1791

[facebook, 30.09.2014]


Ao longo da vida de Amadé, o dia 30 de Setembro aparece recheado de eventos que, subsequentemente, passaram a ser comemorados como efemérides, a mais famosa das quais remonta ao seu último ano de vida, 1791, e ao dia em que ele próprio dirigiu a estreia de "Die Zauberflöte", KV. 620, no Theater  auf der Wieden em Viena.


Recordemos um famoso excerto desta obra que, para todos os Maçons, tem um especial significado, quando Sarastro proclama:

"(...) é um espaço sagrado, onde não há lugar para a mesquinhez, nem para quaisquer sentimentos baixos, como a vingança ou a traição, antes é lugar do amor, da amizade, um lugar onde quem não rejubilar com estes ensinamentos, não pode reivindicar a condição de ser humano (...)".

Eis esse momento, em interpretação paradigmática de Kurt Möll, numa récita desta ópera no Met de New York, em 1991, com a orquestra da casa sob a direcção de James Levine.

Boa audição!


http://youtu.be/Ffs4KdxkoBM
 
James Levine and the Met Orch (1991) See Kurt Moll sings "O Isis und Osiris" from this production at http://www.youtube.com/watch?v=K_IaJDqz2Zo" listen at li...
youtube.com

Sem comentários: