[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sexta-feira, 17 de outubro de 2014



Entre o excelente e o excepcional

[facebook, 15.10.2014]

A produção de "Macbeth" do MET 2014, que, geralmente, tem sido acolhida como absolutamente excepcional, será, de facto, de excelente recorte mas não merecerá o primeiro dos referidos adjectivos, que a remeteria para a plataforma do sublime, em que, ainda hoje, permanece, essa sim, a produção de 1975 do Teatro alla Scala de Milão.

Estou longe de entender o 'endeusamento em marcha' da Netrebko na Lady Macbeth, quando Verrett ditou um paradigma ...a partir do qual qualquer proposta se lhe compara e, no caso do soprano russo, convenhamos que deixando algo a desejar...

Verrett, habituei-me eu a ouvir, a ouvir, a repetir audições, sempre maravilhado e, como não, sempre confirmando a inexcedível correcção da plena assunção de todas as características de uma personagem extremamente compósita, servida por uma voz cujas características parece terem sido talhadas para o papel.

Enfim, não me prolongarei em mais considerações. No entanto, colocando-se, como tem sido o caso, do enquadramento da actual produção de Nova Iorque no domínio do excepcional, então impõe-se comparar. Como eu, há centenas de apreciadores que conhecem esta ópera ao segundo. Para alguns desses, que frequentam «estas paragens», decidi propor os dois documentos seguintes, de gravações ao vivo, das duas produções em apreço.

Se quiserem aceitar o desafio, haverá que considerar o exercício de «saltar» de ária em ária, de dueto em dueto como pouco ortodoxo, tanto mais que há quarenta anos a separar as duas versões. Do MET, só há o som enquanto que, do Scalla, temos a encenação do Streller. Não se 'percam'. Centrem-se nas duas Lady Macbeth, já que esse é o desafio que está implícito desde o início das minhas palavras.
Entre o excelente e o excepcional. Eu não tenho uma dúvida!

Boa audição! Bom trabalho!

http://youtu.be/lcUbfs3eRvc - Netrebko, Lucic, MET, 2014
http://youtu.be/NSfhS0Vg7yQ - Cappuccilli, Verret- Scalla, Abbado1975


 

Sem comentários: