[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sexta-feira, 17 de outubro de 2014



Excepcional momento

[facebook, 13.10.2014]

Entre os convidados da Parques de Sintra, estavam alguns amigos que bem podem confirmar o que passo a partilhar convosco. Refiro-me a Guilherme de Oliveira Martins, com o justificado destaque de uma presença que sempre seria gratíssima, pela sua relação com Sintra, o seu amor a esta terra, a amizade com algumas bem conhecidas figuras da cultura portuguesa actual, por exemplo, os saudosos João Bénard da Costa e Manuel Lourenço.

Guilherme de Oliveira Martins esteve presente no Chalet da Condessa, não só como Presidente do Centro Nacional de Cultura, mas, em especial, enquanto representante nacional do Prémio 'Europa Nostra', com o qual, tão adequadamente, a União Europeia distinguiu a Parques de Sintra Monte da Lua pela recuperação daquele emblemático edifício do património local.

Falou em seu nome pessoal, falou em nome de Placido Domingo, Presidente do 'Europa Nostra', que enviou uma mensagem pessoal para este momento, que tivemos o especial privilégio de ali mesmo partilhar, com a amizade e a emoção que nos merecem os bons amigos que têm sabido concretizar trabalho de tanto e indiscutível mérito.

E volto ao início deste pequeno texto. Como sabem, Guilherme de Oliveira Martins escreve um excelente Português e as suas intervenções de improviso são de idêntica qualidade. Pois, na passada sexta-feira, de modo algum, o repetido emprego do adjectivo ‘excepcional’ constituiu marca de mínimo defeito da sua expressão.

Excepcional, de facto, a qualidade da intervenção, excepcional o lugar, excepcional o casal D. Fernando e Condessa d’ Edla que esteve na génese de tudo quanto ali celebramos, excepcional a equipa que protagonizou trabalho de recuperação de património de tão relevante recorte. Excepcional, como sempre, Guilherme de Oliveira Martins que, na sua palavra, tão bem nos representou.
Paulo Parracho adicionou 3 fotos novas.

Sem comentários: