[sempre de acordo com a antiga ortografia]

domingo, 12 de outubro de 2014



Fundação Gulbenkian,

 Recital de Sequeira Costa

 
[facebook, 5 de Outubro de 2014]

Vou agora saír para Lisboa, em direcção à Gulbenkian, para assistir, às 19,00 horas, a um recital de Sequeira Costa integrado no Ciclo de Piano da temporada 2014/15, que inclui a "Suite Francesa No. 5, em Sol Maior, BWV 816 de Johann Sebastian Bach, a Sonata No. 1, em Fá menor, op. 2 no. 1 e a Sonata No. 8, em Dó menor, op. 13 'Patética', de Ludwig van Beethoven e Sonata No. 3, em Si menor, op. 58.
...
É um grande senhor do Piano, a quem a Música erudita, em geral, muito deve em Portugal. Sem o seu grande contributo o Festival de Sintra por exemplo, certamente, seria outra coisa menos prestigiada. O Concurso Internacional de Piano Vianna da Motta, uma sua criação, tornou-se num dos mais importantes do mundo com os mais conceituados membros do júri ao longo de décadas. Professor e pedagogo de reconhecida fama, é um privilégio poder tê-lo de vez em quando por cá.

Por ele interpretadas, entre centenas de peças durante toda a vida, assisti a duas séries completas das Sonatas para Piano de Beethoven, sempre de belíssimo recorte, que tenho na maior consideração. Grandes pianistas, que o conhecem de outras andanças, colocam Sequeira Costa no mais alto patamar da pianística mundial.

As posições da máxima exigência e recusa de quaisquer concessões à facilidade da adopção de recursos que fascinam os públicos menos preparados, têm -lhe granjeado alguns adversários, causado algumas incompreensões e fama de mau feitio. Paciência... A verdade é que, só os grandes, se podem dar ao luxo de chamar as coisas pelos nomes. Sequeira Costa faz inequívoca parte desse grupo.

Não deixa de ser sintomático que haja dificuldade de encontrar gravações de Sequeira no YouTube. Em contrapartida, de Maria João Pires, é o que se quiser... Há indefectíveis de MJP, que logo advogarão que por «alguma razão» é. Claro que sim, meus amigos, mas que nada tem a ver com o gabarito de ambos os intérpretes.
 
Sem querer ser «mauzinho», sabem em que lugar se qualificou MJP no Vianna da Motta?

 

Sem comentários: