[sempre de acordo com a antiga ortografia]

domingo, 12 de outubro de 2014



Sequeira Costa,
um paradigma


[facebook, 06.10.2014]

O recital de Sequeira Costa desta tarde na Gulbenkian não podia ter sido mais gratificante. Nos seus oitenta e cinco anos, está magnífico. A interpretação das peças em programa, dos períodos barroco, clássico e romântico, repectivamente, de Bach, Beethoven e Chopin, foi absolutamente irrepreensível e de uma 'sagesse' que resulta do filtro de uma experiência única que foi a sua, no acumular de tantas e diferentes abordagens ao longo de carreira tão preenchida.

Eu que o ouço tocar há sessenta anos - é verdade, desde os meus seis anos de idade!... - posso garantir-vos que já o ouvi fazer estas mesmas obras menos bem do que hoje. É um grande mestre. É tão especial a sua opção pelos tempos, dentro da estreitíssima faixa concedida pelos compositores!... As suas pronunciadas pausas, o touché, o legatto, o cantabile, o fraseado, ou seja, todos os recursos adequados «naquele» e só naquele, determinado e preciso momento de uma interpretação em que dá a ouvir tudo o que o compositor pretendeu.

Naturalmente, não me dirigindo a especialistas, apenas partilho convosco a impressão global que, mais uma vez, me deixou o pianista Sequeira Costa. Ele, o mesmo que tanto impressionou o próprio Chostakovitch, a ponto de este o convidar a integrar o júri da primeira edição do Concurso Internacional Tchaikovsky, em Moscovo, ao lado «só» de Sviatoslav Richter, Dmitri Kabalevsky, Aram Khachaturian e Emil Gilels...

Ele, o mesmo Sequeira Costa - que emparceirou com Arturo Benedetti Michelangeli, Sviatoslav Richter, Heinrich Neuhaus, o já referido Gilels, os maiores do século vinte, de quem foi bom amigo - hoje aclamado pelo público que esgotou o auditório, em peso, de pé, em sentidíssimos aplausos aos quais correspondeu com infindáveis extra programa. Um estupendo momento musical. Mais uma vivência memorável.

PS. Aproveitaria ainda para anunciar que diligências estão em curso por parte da organização no sentido de poder contar com Sequeira Costa na próxima que será a quinquagésima edição do Festival de Sintra. Tenham em consideração que ele integrou o programa da primeira e de muitas seguintes edições.

 

Sem comentários: