[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sábado, 6 de dezembro de 2014



Carlos do Carmo,
memória longínqua


[facebook, 18.11.2014]

O fado. Não há muito tempo, aqui fiz referências e chamadas de atenção a Amália e Maria Teresa de Noronha. O fado, através de presenças que foram e permanecem perfeitos expoentes que dispensam quaisquer encómios. Hoje, pelos óbvios motivos da homenagem mundial que lhe é prestada, é Carlos do Carmo quem aqui trago para convosco partilhar uma longínqua memória.

Num fim de tarde do Outono de 1966, com a Ana Maria e Maria Infante da Câmara, nossa querida amiga que partiu demasiado cedo, nos nossos verdes dezoito anos e no segundo da Faculdade, fomos ouvir cantar o fado em Direito, numa sala em que mesmo na falta de ambiente propício, o fado aconteceu.

A maior parte dos detalhes esfumou-se no tempo. Mas lembro-me perfeitamente de ele afirmar o seu privilégio de cantar para aquela que era a nossa plateia, no coração da Academia de Lisboa, onde o fado de Lisboa não tinha tradição de entrada habitual. Lembro-me deste "Há Festa na Mouraria", que lá nos encantou, continuando a espreitar, a soar por um buraco do tempo.

Conhecemo-nos há cinquenta anos. Outro expoente. Carlos do Carmo, a voz colada a memórias. A voz comprometida. A voz prenhe de recados que o Carlos não perde oportunidade de partilhar e de lançar ao tempo que passa, para que, um dia, A Festa seja possível.


Boa audição!


http://youtu.be/rnwRmKcw9W0
 
 
Há Festa Na Mouraria Carlos Do Carmo ℗ 1967 Universal Music Portugal, S.A. Author: J. Marques Composer: A. Amargo Music Publisher: Sociedade Portuguesa de Au...
youtube.com
 

Sem comentários: