[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014



Efeméride 'balética'
O Quebra-Nozes
18 de Dezembro de 1892

[facebook, 18.12.2014]


“O Quebra-Nozes”, é um bailado (ballet-férie) em dois actos, com música de Tchaikovski e coreografia de Marius Petipa e Lev Ivanov, baseado num conto de Natal de Ernst Hoffmann, publicado em 1881. Teve a sua estreia no Teatro Marinsky de São Petersburgo, num domingo, dia 18 de Dezembro de 1892, num espectáculo que ainda contou com a ópera “Iolanta”.

A acção tem lugar em casa de Jans Stahlbaum, que passa a noite de Natal com a família e os amigos. Estes são aguardados com grande expectativa por Clara, Louise e Fritz, filhos dos donos da casa, ansiosos pelos presentes. Clara recebe do padrinho, Drosselmeyer, um lindo quebra-nozes em forma de soldado. Os irmãos, com inveja, tiram-lhe o presente, acabando por danificá-lo. O padrinho para consolar a afilhada, entretanto, muito triste com o sucedido, promete-lhe que tudo se resolveria.

Terminada a festa, vão todos dormir. Clara acorda e vê que o Quebra-Nozes ganha vida. Na sala, como havia barulho de ratos, o soldadinho convoca os companheiros para lutar contra eles e o seu rei. Depois de matar este, Quebra-Nozes transforma-se num Príncipe e leva Clara a conhecer o Reino das Neves e o dos Doces. Aí, a Fada Açucarada organiza uma festa, onde dançam todas as figuras do reino, em homenagem à menina. Por fim, Clara e o Príncipe regressam a casa. Clara acorda, apercebendo-se de que tudo não passara de um sonho maravilhoso.

Quanto a particularidades da partitura, lembro a introdução da celesta, instrumento que Tchaikovski já utilizara na ópera “O Voyevoda”. A gravação que vos proponho é de uma produção do Teatro Marinsky, da responsabilidade de Simon Versuladze, com a companhia de bailado residente e a Orquestra Sinfónica da casa sob a direcção de Valery Gergiev.

Com o Natal à porta, aqui têm uma estupenda oportunidade de visionar uma produção de excelente qualidade deste bailado.


http://youtu.be/clWKDT4TQIk

 
  •  

Sem comentários: