[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sábado, 6 de dezembro de 2014



Efeméride mozartiana
15 de Novembro de 1791

A última obra Mozart


[facebook, 17.11.2014]

Quase perdia a oportunidade mas, ainda a tempo, eis que vos chamo a atenção para uma efeméride importante. Por isso, sou obrigado a pedir-vos que tenham em consideração o dia 15 de Novembro em que esta celebração deveria ter acontecido.


Acerca de "Laut verkünde unsere Freude", [Anunciai de viva voz a nossa alegria] - cantata em Dó Maior, mais tarde referenciada como KV. 623 - eis as palavras manuscritas pelo próprio compositorno seu catálogo pessoal, fez anteontem, precisamente, 223 anos:
 
“No dia 15 de Novembro. Uma pequena Cantata Maçónica. Contém 1 coro, 1 ária, 2 recitativos e um dueto. Tenor, baixo. 2 violinos, viola, violoncelo, 2 oboés e duas trompas.”

E, meus caros amigos, aqui têm a peça composta com o objectivo de integrar trabalhos maçónicos. Esta Cantata foi mesmo a ÚLTIMA OBRA COMPLETA de Wolfgang Amadeus Mozart. A propósito, recordar que o Requiem é a última obra incompleta.

Poucos dias depois, a 5 de Dezembro de 1791, morreria na sua casa em Viena. Muitos maçons desconhecem este pormenor da biografia do Mestre Maçon que foi Mozart mas, os que sabem, sempre muito se orgulharam deste facto.

Interpretação confiada a Gottfried Hornik, barítono, Peter Schneyder, baixo. Chorus Viennensis. Wiener Akademie, sob a direcção de Martin Haselböck


Boa audição!


http://youtu.be/RDhhQeD85Bk http://www.youtube.com/

 
 
Gottfried Hornik, bass. Peter Schneyder, bass. Chorus Viennensis. Wiener Akademie, Martin Haselböck
youtube.com
 

Sem comentários: