Funicular português,
história curiosa,
peça com História
história curiosa,
peça com História
[facebook, 18.11.2014]
De facto, até queremos a instalação de uma ou mesmo duas linhas de funicular em Sintra. Certamente, não será este o modelo mais actualizado... Mas, reparem, em 1882, as gentes de Braga estiveram na primeira linha da utilização de um meio de transporte que, mais de um século passado, com outras roupagens e tecnologia, continua a ser a melhor alternativa para alcançar os objectivos que nos mobilizam.
Em Braga
o funicular mais antigo da Península Ibérica
Funicular hidráulico
autêntica peça do património local
[informação 'oficial']
O Elevador do Bom Jesus em Braga liga uma das partes altas da cidade ao Santuário do Bom Jesus, sendo uma excelente alternativa às escadarias que dão acesso ao santuário.
O Elevador percorre uma distância de 274 metros em bitola de 1435 mm, num sistema de contrapeso de água, ou seja, as duas cabines em funcionamento têm um depósito que se enche de água quando uma delas está na parte superior tendo por base o número de passageiros que vai transportar. A cabine que vai em sentido descendente do percurso vai esvaziando o depósito. O contrapeso do depósito das cabines, um cheio e outro vazio, provoca a deslocação de ambas em sentidos opostos.
Tem um desnível de 116 metros, e 42% de inclinação. Cada cabine com um peso de 5000 kg, e um depósito com capacidade para 5850 litros, pode transportar 38 passageiros, trinta dos quais sentados.
Da responsabilidade do arquitecto suíço Niklaus Riggenbach o Elevador do Bom Jesus foi inaugurado a 25 de Março de 1882, depois de dois anos de construção sendo então, o primeiro funicular da Península Ibérica.
O sucesso de tal obra, influenciou a constituição da Companhia dos Ascensores em Lisboa, que viria a construir o Ascensor da Lavra, Glória, Bica e Elevador de Santa Justa.
O Elevador do Bom Jesus é o mais antigo elevador no mundo em actividade, com funcionamento a contrapeso de água.
http://youtu.be/Dmt2fz32SF8
De facto, até queremos a instalação de uma ou mesmo duas linhas de funicular em Sintra. Certamente, não será este o modelo mais actualizado... Mas, reparem, em 1882, as gentes de Braga estiveram na primeira linha da utilização de um meio de transporte que, mais de um século passado, com outras roupagens e tecnologia, continua a ser a melhor alternativa para alcançar os objectivos que nos mobilizam.
Em Braga
o funicular mais antigo da Península Ibérica
Funicular hidráulico
autêntica peça do património local
[informação 'oficial']
O Elevador do Bom Jesus em Braga liga uma das partes altas da cidade ao Santuário do Bom Jesus, sendo uma excelente alternativa às escadarias que dão acesso ao santuário.
O Elevador percorre uma distância de 274 metros em bitola de 1435 mm, num sistema de contrapeso de água, ou seja, as duas cabines em funcionamento têm um depósito que se enche de água quando uma delas está na parte superior tendo por base o número de passageiros que vai transportar. A cabine que vai em sentido descendente do percurso vai esvaziando o depósito. O contrapeso do depósito das cabines, um cheio e outro vazio, provoca a deslocação de ambas em sentidos opostos.
Tem um desnível de 116 metros, e 42% de inclinação. Cada cabine com um peso de 5000 kg, e um depósito com capacidade para 5850 litros, pode transportar 38 passageiros, trinta dos quais sentados.
Da responsabilidade do arquitecto suíço Niklaus Riggenbach o Elevador do Bom Jesus foi inaugurado a 25 de Março de 1882, depois de dois anos de construção sendo então, o primeiro funicular da Península Ibérica.
O sucesso de tal obra, influenciou a constituição da Companhia dos Ascensores em Lisboa, que viria a construir o Ascensor da Lavra, Glória, Bica e Elevador de Santa Justa.
O Elevador do Bom Jesus é o mais antigo elevador no mundo em actividade, com funcionamento a contrapeso de água.
http://youtu.be/Dmt2fz32SF8
GPS: 41° 33′ 17.06″ N, 8° 22′ 37.53″ W 41.554739, -8.377092 O Elevador do Bom Jesus em Braga liga uma das partes altas da cidade ao Santuário do Bom Jesus, s...
youtube.com
Sem comentários:
Enviar um comentário