[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sábado, 6 de dezembro de 2014



Gulbenkian, 19.00 horas
Grande concerto em perspectiva



[facebook, 28.11.2014]


DANIEL MÜLLER-SCHOTT é um dos tais jovens grandes músicos em que a Mozartwoche - Festival de Inverno organizado pela Fundação Internacional do Mozarteum de Salzburg - apostou antes de se ter tornado um galáctico. É em Salzburg, precisamente, onde tenho acompanhado a sua carreira verdadeiramente espectacular, tanto em recital como em concertos do grande reportório para violoncelo.
 
Hoje, na Gulbenkian, uma dessas obras-primas, o Concerto para Violoncelo e Orquestra em Si menor, Op. 104, cuja audição vos proponho, tendo ele como solista e a Danmarks Radio SymfoniOrkestret [DRSO] com Kitajenko na sua direcção.

Em especial, penso nos amigos que, longe da capital, e não tendo estas facilidades da santa Gulbenkian, poderão ter uma precisa ideia do gabarito deste artista, na interpretação da soberba peça de Dvorak.

Não posso deixar de lembrar que, há cerca de trinta anos, no São Carlos, ouvi este mesmo concerto pelo mítico Janos Starker. Claro que tocou maravilhosamente, como, provavelmente, nunca mais terei oportunidade de assistir. No entanto, a orquestra não esteve nada bem.

Vim saber que, pouco ensaiada, nem o empenho e esforço do saudoso Manuel Ivo Cruz - sabem que é filho da escola de maestros formados no Mozarteum de Sazburg? - conseguiram salvar a situação... Mas, em compensação, ficámos a ganhar um infindável número de 'encores'.


Então, Boa audição!


http://youtu.be/8OOmlGa6Ca0

 
 
 
 
 
 
 

Sem comentários: