[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sábado, 6 de dezembro de 2014



Palácio de Queluz
Dia 1 de Dezembro, 19.00
- oportunidade mesmo excepcional



[facebook, 29.11.4014]


A fama do pianoforte 'Clementi' do Palácio de Queluz

De facto, o instrumento é um espanto. Foi extremamente bem recuperado e, quem sabe do métier, dele arranca acordes belíssimos. Ao longo dos dois ciclos da Temporada Tempestade e Galanterie, em Março e Outubro deste ano, nas mãos dos melhores do mundo, o 'Clemententi' deu o melhor de si.

Falei com alguns dos grandes artistas que vieram até Queluz no âmbito daquela iniciativa. Por exemplo, Kristian Bezuidenhout, com quem tinha estado um mês antes, em Salzburg, dizia-me do enorme privilégio que para ele fora ali tocar. Com outras opiniões semelhantes correndo por esse mundo fora, não é de admirar que o 'Clementi' já seja tão cobiçado...

Pieter-Jan Belder, reparem, mostrou interesse em tocar neste «nosso» pianoforte. E aí está ele, como acima anunciado, ao fim da tarde da próxima Segunda-feira, num recital com entrada gratuita, cuja programação é um assombro:

Wolfgang Amadeus Mozart
Fantasia in d KV 397


C. P. E. Bach
Rondo in C Wq 61/6


W. A. Mozart
Sonate in d KV 280
– Allegro assai
– Adagio
– Pesto
Rondo in a KV 511


Joseph Haydn
Sonate in C Hob XVI: 50 (1800)
– Allegro
– Adagio
– Allegro molto


Apenas para que fiquem com uma ideia do alto gabarito deste que, no pianoforte e no cravo é, seguramente, um dos maiores intérpretes do momento, deixo-vos com Concerto para piano KV 107 Nº3, em Mi bemol Maior de Mozart.


Boa audição!


http://youtu.be/QgNIjq1s934


 
 

Sem comentários: