[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014



Missa de Diabelli

[facebook, 25.12.2014]

Hoje, dia de Natal, na Catedral de Salzburg, cantou-se a "Pastoralmesse em Fá Maior", op. 147 do músico, editor e compositor austríaco Anton Dialbelli (1781-1858).

Proponho-vos a interpretação a cargo do Coro Juvenil da Catedral de Augsburg e da Orquestra de Câmara da Residenz de Munique, sob a direcção de Reinhard Kammler.

Atentem nesta peça de Diabelli. Não, a sua memória não fica apenas relacionada com o episódio em que, na sua condição de editor, e a partir duma valsa da sua autoria, solicitou as Variações aos compositores contemporâneos... A atestar que devemos olhá-lo com outros olhos, eis esta óptima Missa que, como verificarão os que a não conhecem, exige as melhores capacidades de qualquer bom agrupamento coral. 

Kyrie 00:00
Gloria 02:56
Credo 08:09
Sanctus 17:23
Benedictus 19:49
Agnus Dei 24:01



E por cá?

Felizes os meus amigos salisburguenses. Tanto na Catedral como noutras igrejas, em especial e também na dos Franciscanos, pode contar-se com a melhor música sacra ao longo do ano enquanto que, entre nós, o nível de indigência não podia ter descido mais. Por vezes é mesmo penoso.
Com um património nacional fabuloso neste domínio, parece impossível como a hierarquia da Igreja Portuguesa não põe termo a este estado de coisas. Na justa medida das minhas modestíssimas possibilidades, tentarei integrar um grupo interessado na resolução deste problema.

 
Boa audição!

http://youtu.be/-VcUVECFyRA

 
  •  

Sem comentários: