[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sábado, 6 de dezembro de 2014



O meu Pastor

[facebook, 23.11.2014]
 
Celebra hoje a Igreja a solenidade de Cristo-Rei. São muito especiais os textos litúrgicos deste 23º e último Domingo do Tempo Comum, daqueles que, por razões várias, ultrapassando o estrito enquadramento religioso, constituem referência da nossa abrangente cultura ocidental judaico-cristã, dentre os quais, para efeito da peça musical que convosco gostaria de partilhar, destacarei o Salmo 23:

O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará....
Leva-me a descansar em verdes pastos,
guia-me mansamente a águas tranquilas.
Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça,
por amor do seu nome.
Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte,
não temeria mal algum, porque tu estás comigo;
a tua vara e o teu cajado me consolam.
Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos,
unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.
Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão
todos os dias da minha vida;
e habitarei na casa do Senhor por longos dias.


Vários compositores se têm debruçado sobre esta maravilhada expressão do Rei David. Franz Schubert também não resistiu ao apelo tendo composto uma obra-prima da História da Música cujo texto é o seguinte no original Alemão:


Gott ist mein Hirt, mir wird nichts mangeln.
Er lagert mich auf grüne Weide,
Er leitet mich an stillen Bächen,
Er labt mein schmachtendes Gemüt,
Er führt mich auf gerechtem Stege
Zu seines Namens Ruhm.
Und wall' ich auch im Todesschattens Tale,
So wall' ich ohne Furcht,
Denn Du beschützest mich,
Dein Stab und Deine Stütze
Sind mir immerdar mein Trost.
Du richtest mir ein Freudenmahl
Im Angesicht der Feinde zu,
Du salbst mein Haupt mit Öle
Und schenkst mir volle Becher ein;
Mir folget Heil und Seligkeit
In diesem Leben nach,
Einst ruh' ich ew'ge Zeit
Dort in des Ew'gen [Haus]


Na posse dos elementos que vos permitirão acompanhar a peça, eis uma gravação a cargo do Monteverdi Choir. sob direcção de Sir John Eliott Gardiner.


Boa audição!


http://youtu.be/iwzZt0aG13o

 
 

Sem comentários: