[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sábado, 6 de dezembro de 2014



===============PARQUES DE SINTRA=================
========INFORMAÇÂO ACABADA DE RECEBER==========

MAIS OUTRA INICIATIVA NO ÃMBITO DA ANIMAÇÃO MUSICAL
[Como sempre, é com o maior prazer que passo a divulgar a informação que me acaba de chegar. Neste caso, ainda com maior satisfação, já que se trata de um programa formidável para quatro serões que têm todas as condições para que se preveja um enorme sucesso.

Devido a ausência em Salzburg, por ocasião da Mozartwoche, não poderei estar presente no dia 31 de Janeiro. Mas não faltarei aos outros eventos que, a meu ver, são imperdíveis. E que saudades já eu tenho de partilhar a boa música no Salão Nobre.

Aos meus amigos não preciso de aconselhar seja o que for. Sei que só não nos encontraremos - tal como comigo acontecerá no último dia de Janeiro - por motivo de força maior.]

=================================================


21 de dezembro a 14 de fevereiro
"SERÕES MUSICAIS NO PALÁCIO DA PENA"

- Concertos no Salão Nobre do Palácio
- Diversos artistas reúnem-se especialmente para a ocasião
- Conferências com Luísa Cymbron (Univ. Nova Lisboa) precedem os concertos
- Serões musicais evocam temas ligados a Sintra:
- “Cintra’s Glorious Eden”
- “Exotismos”
- “Elise Hensler: Rainha da Pena”
- “D. Fernando e a sua Baviera”

Sintra, 2 de dezembro de 2014 – De 21 de dezembro a 14 de fevereiro, a Parques de Sintra e o Centro de Estudos Musicais Setecentistas de Portugal (CEMSP) apresentam o ciclo “Serões Musicais no Palácio da Pena”, a decorrer no Salão Nobre. Cada um dos quatro serões será composto por um concerto, às 21h30, antecedido de uma conferência introdutória pela musicóloga Luísa Cymbron, às 21h00.

O ciclo pretende evocar – através da música – questões, imagens e figuras ligadas aos ambientes de Sintra, e em particular da Pena, no século XIX. Além do amor à Natureza (um dos grandes tópicos do imaginário romântico, com uma afirmação transversal às várias artes) e do interesse pelo exotismo, sobretudo a nível arquitetónico, outra grande paixão de D. Fernando II foi a música, como fica claro tanto através de muitos testemunhos contemporâneos, como do inventário do seu vasto espólio musical.

O primeiro serão, “Cintra’s Glorious Eden”, que terá lugar a 21 de dezembro, conta com um concerto do Trio Aeternus, composto pelo violinista inglês Alexander Stewart, o pianista polaco Lucjan Luc e o violoncelista arménio Varoujan Bartikian. Neste concerto serão tocados excertos da ópera Der Freischutz de C.M von Weber e obras de F. Schubert e B. Smetana.
Partindo da célebre frase de Lord Byron, “Cintra’s Glorious Eden”, este concerto procura explorar o fascínio que a Natureza – nas suas facetas amenas mas também nas mais agrestes – exerceu sobre muitos músicos do século XIX, sobretudo na tradição germânica, e o modo como ela foi evocada musicalmente por compositores como Franz Schubert ou Carl Maria von Weber.

No dia 10 de janeiro, o serão “Exotismos” conta com a participação da soprano Dora Rodrigues, o pianista João Paulo Santos, o barítono Luís Rodrigues e o tenor Mário Alves, reunidos especialmente para esta ocasião. Neste concerto serão interpretadas obras de Keil, Bizet, Saint-Saëns, David, Migone, Massenet, Loewe, Sá Noronha
O título apela à diversidade arquitetónica da paisagem de Sintra e da Pena (do neomanuelino ao neoárabe), o que permite uma viagem através do fascínio oitocentista pelos vários tipos de exotismo. Na música esta tendência atingiu uma particular expressão em França, centrando-se inicialmente no interesse pelo Norte de África, mas abrangendo depois outras zonas mais remotas do globo.


No dia 31 de janeiro tem lugar o serão “Elise Hensler: Rainha da Pena” que conta com a soprano Cristiana Oliveira, o pianista João Paulo Santos e o barítono Nuno Pereira. Também este conjunto de artistas se juntou especialmente para esta ocasião. Obras de Millard, Pease, Keil, Vianna da Motta, Saint-Saëns, Gounod, Strauss, Donizetti, Lachner, Mercadante e Verdi serão interpretadas nesta noite.
Este concerto foca-se em Elise Hensler, mais tarde Condessa d’Edla. Nascida na Suíça e educada em Boston, Hensler frequentou o Conservatório de Paris e lançou-se como cantora profissional no circuito italiano. Já Condessa, passou boa parte dos seus anos de casada na Pena, manifestando um profundo interesse pela plantação e manutenção do Parque. Com este concerto pretende-se caracterizar a diversidade dos ambientes musicais que a rodearam e a sua relação privilegiada com Sintra, aqui simbolizada pela trompa, instrumento que – no Romantismo alemão – glorifica a relação mística entre o Homem e a Natureza.


A 14 de fevereiro, dia de S. Valentim, decorre o último serão do ciclo, este com o título “D. Fernando e a sua Baviera”. A soprano Ana Franco, o tenor Bruno Almeida, a mezzosoprano Carolina Figueiredo, o barítono João Merino, o pianista João Paulo Santos e o trompista Paulo Guerreiro juntam-se para oferecer um concerto único nesta noite especial. Incluirá interpretações de obras de Liszt, Meyerbeer, Rossini, Frondoni, Saint-Saëns, Gounod, Rubinstein, Verdi e Napoleão.
O título deste serão deve-se ao facto de ser na Pena que D. Fernando mais evidenciou a ligação às suas raízes alemãs. Porém, os seus gostos ecléticos são revelados através da sua paixão pela música, o que o levou a conviver com um amplo leque de artistas que passavam por Lisboa.

Serões Musicais no Palácio da Pena

“Cintra’s Glorious Eden”
Domingo, 21 de dezembro de 2014, Salão Nobre
21h00: Conferência com Luísa Cymbron
21h30: Trio Aeternus
Bilhetes à venda nos locais habituais ou online

“Exotismos”
Sábado, 10 de janeiro de 2015, Salão Nobre
21h00: Conferência com Luísa Cymbron
21h30: Dora Rodrigues (soprano); João Paulo Santos (piano); Luís Rodrigues (barítono); Mário Alves (tenor)
Bilhetes à venda nos locais habituais ou online

“Elise Hensler, Rainha da Pena”
Sábado, 31 de janeiro de 2015, Salão Nobre
21h00: Conferência com Luísa Cymbron
21h30: Cristiana Oliveira (soprano); João Paulo Santos (piano); Nuno Pereira (barítono)
Bilhetes à venda nos locais habituais ou online

“D. Fernando e a sua Baviera”
Sábado, 14 de fevereiro de 2015, Salão Nobre
21h00: Conferência com Luísa Cymbron
21h30: Ana Franco (soprano); Bruno Almeida (tenor); Carolina Figueiredo (mezzosoprano); João Merino (baixo); João Paulo Santos (piano); Paulo Guerreiro (trompa)
Bilhetes à venda nos locais habituais ou online

-------------------------------------------------------------------------------------

BILHETES:
10 Euros por concerto
À venda nas bilheteiras da Parques de Sintra, online em www.blueticket.pt e na FNAC, Worten, El Corte Inglés, MEO Arena, Media Markt e Postos de Turismo Aeroporto e Pç. Do Comércio.
M/6 anos
INFORMAÇÕES (PÚBLICO):
Email: comercial@parquesdesintra.pt
Website: www.parquesdesintra.pt
Facebook: www.facebook.com/parquesdesintra
Telefone: +351 21 923 73 00

 

Sem comentários: