[sempre de acordo com a antiga ortografia]

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014



Serão magnífico

[facebook, 23.12.2014]

O meu amigo Mazzeo é a 'alma mater' desta iniciativa do Ciclo de Serões Musicais no Salão Nobre do Palácio da Pena, que se iniciou no passado domingo, em que contámos com notas de abertura por Luísa Cymbron, pequena mas elucidativa palestra a propósito do enquadramento geral e do programa que passaríamos a assistir.

O 'Trio Aeternus', integrando Alexander Stewart, violino, Varoujan Bartikian, violoncelo e Lucjan Luc ao piano, apresentou-se num programa extremamente sugestivo - "Trio No. 2 em Si bemol Op. 100", D898, de F. Schubert, "Abertura da ópera “Der Freischutz” (versão para trio com piano), de C. M. von Weber e, de Bedrich Smetana, o "Trio Op.15 em Sol menor".

Estupendos momentos de música de câmara, vividos em ambiente extremamente propício. Todos fomos recebidos de modo exemplar pelos anfitriões, com uma recepção festiva onde não faltaram as gulosas especialidades sintrenses e o espumante da ordem, «sob a batuta» do amigo e grande entusiasta melómano Dr. Manuel Baptista.

Entre outros, também contei com a grata companhia do Prof. António Lamas, com quem tive oportunidade de trocar impressões, que muito me beneficiaram para reflexão acerca dos dias que estamos a viver em Sintra. A sua grande experiência, os trunfos do seu sucesso, continuam a merecer-me a maior consideração e oportunidade para recolha de proveitosos ensinamentos. Além da excelente música, é ímpar esta possibilidade de viver momentos de partilha, de amizade e de cúmplice camaradagem.

Aceitem o meu conselho de não faltarem aos próximos serões. Finalmente, como memória daqueles momentos sumptuosos, gostaria de partilhar convosco mencionada peça de Schubert. Atenção ao famosíssimo 'Andante' Não tenho a mais pequena dúvida de que vos estarei proporcionando um belíssimo presente de Natal. Tocam os lendários, Pablo Casals, Mieczyslaw Horszowski e Alexander Schneider.

Boa audição!

http://youtu.be/rlx8T09Ndno
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Parques de Sintra adicionou 9 fotos novas ao álbum Concerto Cintra's Glorious Eden.
 
Imagens do primeiro serão do ciclo “Serões Musicais no Palácio Nacional da Pena”, intitulado “Cintra’s Glorious Eden”, com um concerto do Trio Aeternus, precedi...do de uma conferência. De 21 de dezembro a 14 de fevereiro, a Parques de Sintra apresenta o ciclo “Serões Musicais no Palácio da Pena”, a decorrer no Salão Nobre. Mais informações: http://www.parquesdesintra.pt/…/seroes-musicais-no-palacio…/
 

Sem comentários: