[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014



Sintra,
efeméride sintrense

15 de Dezembro de 1885
Morte de D. Fernando II, o esquecido…

[facebook, 15.12.2014]

É o aniversário da morte mas, no do nascimento, a não ser por iniciativa da Parques de Sintra, o mesmo aconteceu. Sintra deve-lhe tudo. E, como é natural numa terra de gente muito distraída, nenhuma comemoração oficial, cerimónia formal ou encontro mesmo informal, foram programados para o dia de hoje.

Parece impossível mas é mesmo assim. O institucional reconhecimento de Sintra a D. Fernando II concretiza-se nesta lastimável mas bem sintomática ausência. Neste caso, ignorar, não marcar a data com sinais inequívocos de gratidão e de homenagem é mesmo um «crime de lesa-majestade»...

Hoje, tenho a certeza, não sou a avis rara que se sente envergonhada pelo desrespeito institucional por quem tanto amou Sintra e a quem Sintra tudo deve. Há amigos com quem já falei que comungam deste desgosto.

Todavia, como sentir qualquer surpresa? Alguma vez o prevalecente nível cultural geral poderia suscitar outra atitude? Esquecido? Sim, embora continue vivendo à custa do que D. Fernando investiu, o burgo é incapaz de um gesto de mínima nobreza.

Sem comentários: