[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sábado, 6 de dezembro de 2014



[Volto a publicar um texto que aqui trouxe no dia 25 do passado mês de Março deste ano. Claro que não podia vir mais a propósito da controvérsia FUNICULAR vs TELEFÉRICO. Como verificarão, tem a curiosidade de lembrar um tema musical que é «só» dos mais conhecidos a nível mundial...]

[Facebook, 16.11.2014]


Ah, Sintra, Sintra,
para quando o funicular?



No dia em que, passados 132 anos, se comemora a inauguração do funicular do Bom Jesus de Braga – nem mais nem menos que o primeiro da Península Ibérica! – não desisto de propor a concretização da mesma solução em Sintra, para acesso aos pontos altos da Serra.

Hoje em dia, em especial por razões ecológicas, cada vez mais se impõe a adopção deste meio de transporte na nossa terra, evitando que, aos milhares, as viaturas particulares continuem indo serra acima, poluindo descaradamente e, inclusive, com a nossa escandalosa permissividade, podendo estacionar praticamente «em cima» do mais sofisticado património natural e edificado…

Naturalmente, tal medida teria de se conjugar com a da civilizada arrumação dos automóveis e autocarros de turismo em parques estrategicamente instalados na periferia mais próxima da sede do concelho. No caso do funicular, já se chegou à conclusão de que o ideal seria a instalação de duas linhas, uma a partir da Ribeira com destino à Pena e outra com base em Ramalhão em direcção a Santa Eufémia.

Lembro que, além de um na zona do Lourel, aqueles da Ribeira e do Ramalhão seriam os dois outros parques periféricos dissuasores da entrada de veículos na sede do concelho. Mais estudos? Só se se pretender concretizar mais alguma manobra dilatória… O mais recente, há uma dúzia de anos coordenado pelo Prof. Doutor Sidónio Pardal, que tive o privilégio de acompanhar, com outros sintrenses, num dia de trabalho de campo, apontava precisamente para este cenário.

Funicular, com música!!

Não deixa de ser curioso que o funicular, neste caso, o do acesso ao mais famoso dos vulcões italianos, tenha inspirado a composição de uma canção das mais populares a nível mundial! Tenho a certeza de que, apesar de a palavra não suscitar qualquer hipótese de confusão, na maior parte dos casos, os portugueses não identificarão o estribilho ‘funiculì, funiculà!’ coincidindo-o com o meio de transporte…

A versão que vos proponho tem a especial vantagem de servir de apoio musical a um diaporama que tem como tema a história dos meios de transporte que permitiram aos viajantes e turistas de todo o mundo - como sabem, são coisas diferentes... - visitar o Vesúvio com a maior comodidade.

Então, bom visionamento e melhor audição!


[Eis, a letra, para conveniente acesso:

Aieressera, oì Nanninè, me ne sagliette,
tu saie addò tu saie addò
Addò 'stu core 'ngrato cchiù dispietto
farme nun pò!
Addò lo fuoco coce, ma si fuie
te lassa sta!
E nun te corre appriesso, nun te struie,
'ncielo a guardà!...
Jammo, jammo 'ncoppa, jammo jà,
funiculì, funiculà!

Nè... jammo da la terra a la montagna! no
passo nc'è!
Se vede Francia, Proceta e la Spagna...
Io veco a tte!
Tirato co la fune, ditto 'nfatto,
'ncielo se va..
Se va comm' 'à lu viento a l'intrasatto, guè,
saglie sà!
Jammo, jammo 'ncoppa, jammo jà,
funiculì, funiculà!

Se n' 'è sagliuta, oì nè, se n' 'è sagliuta la
capa già!
È gghiuta, pò è turnata, pò è venuta...
sta sempe ccà!
La capa vota, vota, attuorno, attuorno,
attuorno a tte!
Sto core canta sempe
nu taluorno
Sposammo, oì nè!
Jammo, jammo 'ncoppa, jammo jà,
funiculì, funiculà!]


http://youtu.be/XXdK4vu82Zg

 
Storia fotografica dei mezzi di trasporti che hanno consentito a turisti di tutto il mondo di visitare comodamente il vulcano
youtube.com

 

Sem comentários: