[sempre de acordo com a antiga ortografia]

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015



2015, Salzburg, XVIII
A ternura na Wiener Saal
 
[Facebook, 29.01.2015]
 
Na passada terça-feira, pelas 14.00, entrava na Wiener Saal do Mozarteum para assistir a uma Mesa Redonda em que, pensava eu, me limitaria a ouvir o testemunho de Alfred Brendel acerca das relações e conotações entre as obras de Mozart e Schubert que, durante a presente edição da Mozartwoche são quase um Leitmotiv.
...
Enganado estava porque, ao sentar-me na última fila, olhando para trás, em duas cadeiras encostadas à parede, deparei com um senhor que, embevecido, dava o biberon a um bebé, numa cena de indiscritível ternura, verdade sendo que, cada vez mais frequente é ver homens em tais preparos em todas as latitudes.

Porém, a minha surpresa deveu-se, isso sim, nem mais nem menos, à circunstância de o protagonista ser o outro grande vulto da pianística actual que a foto documenta. Ao fim de muitos anos, na Wiener Saal, assisti a uma lição de 'poeisis', no sentido etimológico do termo, que se reporta a um verbo, 'fazer' uma acção que transforma e continua o mundo.
 
Aquela que eu presenciei, era uma cena do 'fazer'. A Vida. A Vida, ali, a acontecer, enquanto se falava de Arte, da grande Música, de obras-primas, de poesia, outra realidade, palavra outra, derivada da mesma raiz etimológica. Também eu ganhei especiais momentos de Vida.

Daqui a uma hora, Pierre-Laurent Aimard, dar-nos-á mais razões para encarar a Vida, da melhor forma, durante o concerto na Grosse Saal, com conhecidos membros da Chamber Orchestra of Europe, interpretando obras de Mozart e de Elliot Carter.
 

Heute steht Pierre-Laurent Aimard nach dem Konzert um 11.00 Uhr in der Stiftung Mozarteum Salzburg für eine Signierstunde zur Verfügung.
 
 

Sem comentários: