[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sábado, 14 de fevereiro de 2015



Marquesa de Cadaval [I]
!7 de Janeiro de 1900 - 21 de Dezembro de 1996

[facebook, 17.01.2015]


Passa hoje o seu aniversário. Sabem os meus leitores quanto estou ligado à sua memória - nomeadamente como co-autor, ao lado de João Pereira Bastos, do documentário biográfico "Marquesa de Cadaval, uma Vida de Cultura" - e, por isso, não estranharão que celebre a efeméride invocando dois grandes amigos daquela que, no dizer de Jorge Sampaio, foi a mais desinteressada mecenas.
 
Refiro-me, primeiramente, a Igor Stravinsky que era tão seu próximo e íntimo que, algo morbidamente, até queria morrer no Palácio Mocenigo, casa da Senhora Dona Olga no Grande Canal, em Veneza... Nikita Magaloff, o outro que aqui junto, sabemo-lo igualmente íntimo. Tantas vezes o vimos e assistimos aos seus recitais e concertos, por exemplo, no âmbito do festival de Sintra, na Quinta da Piedade.

Amigos, os três, unidos pela paixão da Música, não foi difícil trazê-los a esta partilha, neste mural de uma rede social que nos permite viver saudade tão grande. Eis o Concerto para Piano, sopros, Contrabaixo e Timbales, versão de 1930, de Stravinsky, com Magaloff ao piano, a Orquestra Sinfónica da Rádio Norte da Alemanha, sob a direcção de Günter Wand, numa gravação datada de 1985.

Boa audição!


http://youtu.be/WLttJA8jkXQ [1º And]
https://www.youtube.com/watch?v=bSwnh... [2º e 3º And.]
Ver mais
 
 
 
Concerto for piano, winds, double-bass & kettledrums, version 1930 by Igor Stravinsky 1. Movement "Largo-Allegro" Nikita Magaloff, piano NDR Sinfonieorchester...
youtube.com
 

Sem comentários: