[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sábado, 14 de fevereiro de 2015



Marquesa de Cadaval [II]
17 de Janeiro de 1900 - 21 de Dezembro de 1996

[facebook, 19.01.2015]

Tendo assinalado a efeméride neste mural através da partilha da música, propiciando o 'encontro' de Dona Olga com os seus dois grandes amigos Igor Stravinsky e Nikita Magalov, venho hoje lembrar que a Câmara Municipal de Sintra comemorou o aniversário da ilustre mecenas oferecendo um concerto muito interessante no Centro Cultural cuja fachada é encimada pelo seu nome.

Para o efeito, convidou a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras que, sob a direcção do seu Maestro titular Nikolay Lalov, veio interpretar um programa com obras de Vivaldi, Arenski e Gustav Holst, compositores que, de algum modo, se articulam com a memória da Senhora Marquesa. Tenha-se em consideração que, ainda hoje, este agrupamento musical mantém uma estreita ligação à família Cadaval já que Teresa Álvares Pereira de Melo, Condessa Schönborn-Wiesentheid, neta de Dona Olga, é sua directora.

O concerto decorreu com manifesta informalidade. Lalov, cuja capacidade de comunicação é contagiante, apresentou cada peça bastante detalhadamente, suprindo a informação que o programa de sala não contemplava, acrescentando comentários muito agradáveis que bem contribuiram para os momentos tão interessantes ali vividos em memória de quem manteve durante a vida uma ligação tão profunda com a grande Música.

Presentes, Domingos Linhares Quintas, Presidente da Assembleia Municipal de Sintra e, em representação da autarquia, Rui Pereira, Vice-Presidente e Vereador do pelouro da Cultura e Maria João Raposo, Diretora do Departamento de Cultura, Juventude e Desporto. Embora não esgotado, ao Auditório Acácio Barreiros acorreu muito e interessado público para assistir a uma iniciativa com a dignidade que a homenageada merece.

De Gustav Holst (1874-1934), o compositor ingês acima referido, proponho que, em recordação daqueles momentos tão especiais, em memória da Senhora Marquesa de Cadaval, ouçamos "St Paul's Suite", obra datada de 1913, prenhe de elementos da música tradicioanal britânica que, estou certo, não deixarão de reconhecer, com os seguintes andamentos:

I. Jig. (Vivace)
II. Ostinato. (Presto)
III. Intermezzo. (Andante con moto - Vivace - Tempo I)
IV. Finale (The Dargason). (Allegro)

Interpretação de excelente nível a cargo da City of London Sinfonia sob a direcção de Richard Hickox.


Boa audição!


http://youtu.be/pRRtmrjWsPE

 
 
 
 
Gustav Holst (1874-1934), England - St Paul's Suite (1913) I. Jig. (Vivace) II. Ostinato. (Presto) III. Intermezzo. (Andante con moto - Vivace - Tempo I) IV....
youtube.com



 

Sem comentários: