[sempre de acordo com a antiga ortografia]

segunda-feira, 18 de maio de 2015



 'CASA FRANCISCO COSTA'
- PROJECTO DE RAUL LINO -
PATRIMÓNIO MUNICIPAL EM DEGRADAÇÃO
 
 
[facebook, 24.02.2015]
 
O meu querido amigo Dr. Hermínio Santos, deputado municipal pelo Movimento Sintrenses com Marco Almeida e também sócio fundador da Canaferrim - Associação Cívica e Cultural, ao intervir na última sessão da Assembleia Municipal de Sintra, em 19 do corrente mês de Fevereiro, entre outros assuntos, chamou a atenção para o caso que passo a citar:

"(...)
CASA DE FRANCISCO COSTA


Volto a abordar a questão da casa de Francisco Costa, actualmente património municipal. Não sendo feita ali uma intervenção tendo em vista a sua conservação, dentro de pouco tempo temos, em Sintra, mais um edifício completamente degradado.

A instalação ali do Arquivo Histórico de Sintra, tão mal instalado no Palácio Valenças, seria uma excelente solução.

Certamente que o senhor Presidente da Câmara nos dirá o que pensa propor ao executivo municipal tendo em vista a recuperação da casa onde viveu o escritor Francisco Costa, que foi director da Biblioteca e do Arquivo Municipais de Sintra. (...)"

Porque não posso concordar mais com este seu oportuníssimo apontamento para a causa da defesa do património em Sintra, gostaria de recordar o artigo que outro meu amigo, o Dr. Eugénio Montoito, subscreveu sobre o edifício em apreço. Na altura da sua publicação, escrevi eu:

"Eis a Casa Francisco Costa, projecto de Raul Lino. Eugénio Montoito desenha-lhe o perfil histórico, em articulação com o mais conveniente e eficaz enquadramento, tanto quanto aos aspectos estéticos como à sua integração num espaço cuja urbanidade sui generis lhe é tão receptiva.
 
A tudo «isto», Eugénio Montoito acrescenta argumentos irrebatíveis relativamente à proposta de afectação futura desta Casa que, sendo património municipal, não poderia ser mais adequada ao acolhimento do mais distinto património sintrense.

Leiam, com o proveito que é suposto. Estão perante um texto que, não tenho a menor dúvida, passará a constituir referência distinta. E formulem opinião. Oxalá que, em tempo oportuno, o executivo municipal seja sensível às palavras informadas e cultas, de um homem de Cultura que, todos o sabemos, para Sintra, só quer o melhor."

Nada acrescento. Sigam o meu conselho de então. E esperemos que a Câmara Municipal de Sintra saiba honrar esta estupenda peça do património que lhe foi oportunamente legada.
 
 
 
 
Raul Lino, Francisco Costa e uma Casa, por Eugénio Montoito 15 Abril, 201421 Maio, 2014 FernandoMoraisGomes A forma de ver um espaço proporcionador de momentos contemplativos,...
alagamares.com
 

Sem comentários: