[sempre de acordo com a antiga ortografia]

segunda-feira, 18 de maio de 2015





Parques de Sintra,
A 'festa' em Queluz

[facebook, 07.03.2015]


A Parques de Sintra arrancou em janeiro com as intervenções necessárias para a recuperação do Palácio Nacional e Jardins de Queluz, com um investimento global de cerca de 2,8 milhões de Euros. Estas incluem, no Palácio, a recuperação de fachadas, cantarias, vãos, coberturas, a revisão das infraestruturas de energia e comunicações, bem como a proteção contra descargas atmosféricas, o sistema de videovigilância, a ligação dos esgotos à re...de pública e ainda a requalificação do piso térreo, inacabado desde a reconstrução após o incêndio de 1934, para a disponibilização de uma cafetaria, auditório e espaço de apoio para eventos, naquele que é um dos Palácios Nacionais mais procurados para este efeito.

Embora, em tempo oportuno, vo-lo tenha apresentado, aqui proponho, mais uma vez, o visionamento de um documento através do qual os meus amigos, Engºs Daniel Silva e Nuno Oliveira, explicam tudo muito bem, portanto, em que termos se vai processar a recuperação deste fabuloso património.

Tendo protagonizado, entre Julho e Setembro de 2004, uma polémica pública com a Dra. Ana Flores, então directora do Palácio Nacional de Queluz, a propósito do estado lamentável e de absoluto abandono a que os jardins estiveram votados durante muitos anos, poderão calcular a satisfação que sinto actualmente, após a intervenção entretanto já concretizada pela Parques de Sintra e por aquela que agora é anunciada.

Finalmente, apenas a lembrar que a Parques de Sintra não custa um cêntimo aos cidadãos contribuintes. Aqueles 2,8 milhões de Euros referidos no primeiro parágrafo, são fruto da venda dos bilhetes que os visitantes pagam para aceder aos palácios, jardins, convento e castelo afectos à gestão da empresa de capitais públicos. Portanto, mantenham a maior reserva quanto às apressadas considerações que, de vez em quando aparecem sem a contextualização que merecem.

É um exemplo do melhor que acontece em Portugal. E, não esqueçam que, todos os domingos de manhã, as portas estão abertas para entrada gratuita aos residentes no concelho de Sintra. Saibam aproveitar este privilégio que é uma 'discriminação positiva' ímpar, nitidamente superior à dos outros monumentos nacionais onde os portugueses só entram gratuitamente uma vez por mês!...

Eis o video que é deveras esclarecedor.


http://youtu.be/0GxLQLsiYoA

Sem comentários: