[sempre de acordo com a antiga ortografia]

terça-feira, 2 de junho de 2015

 
1 de Abril de 1873
Sergei Rachmaninov [I]
 
[facebook, 01.04.2015]
 
 
Celebrando o aniversario, ouçamos a sua "Rapsódia sobre um tema de Paganini", na interpretação inspiradissima do jovem pianista Daniil Trifonov com a Orquestra Filarmonica de Israel sob a direcção de Zubin Mehta, num concerto ao vivo em Tel Aviv, em 26 de Dezebro de 2011.
 
A propósito, lembro que Trifonov esteve recentemente em Lisboa, a fazer um fabuloso recital na Gulbenkian no passado dia 4 de Fevereiro. Não tenho a menor dúvida de que ja e um dos grandes valores da pianística mundial.
 
 
Boa audição!
 
 
 
 


Sergei Rachmaninov [II]

Continuando a celebrar o aniversário ( nascido em 1 de Abril de 1873), trago-o agora como autor da ópera cuja audição hoje vos proponho. Nesta circunstância, também homenageio o meu pai a quem devo o primeiro acesso a Francesca da Rimini, não só como personagem deste drama lírico mas também da homónima obra de Tchaikovsky.

Francesca da Rimini (Francesca da Polenta), (Ravena, 1255 – Gradara, 1285), famosa pela sua beleza, terá nascido em Ravena. O pai, ...Guido da Polenta, governador da cidade, estava em guerra com a família Malatesta, de Rimini.

Quando as famílias negociaram um acordo de paz, a conveniência ditou que Francesca casaria com Giovanni Malatesta (Gianciotto), homem instruído mas fisicamente deformado, filho mais velho de Malatesta da Verucchio, senhor de Rimini.

No casamento, por procuração, interveio Paolo Malatesta, homem belo, irmão mais novo de Giovanni. Francesca e Paolo, que se apaixonam, mais tarde, foram surpreendidos e assassinados por Giovanni.

De acordo com Dante, o episódio de amor entre Francesca e Paolo foi influenciado pela leitura da história de Lancelote e Guinevere, tendo integrado o Canto V, 'O inferno', da "Divina Comédia". Interpretação a cargo de:

Sergei Leiferkus (Malatesta Lanciotto)
Alexei Jakimov (Fantasma de Vigilio)
Alexei Dolgov (Dante)
Natalia Bobrova (Malatesta Francesca)
Konstantin Andreev (Malatesta Paolo)
Dirigent : Michail Pletnev


Boa audição!

[PS: Os meus amigos que estiveram presentes no Palácio de Queluz, no concerto final do Festival de Sintra de 2014, lembrar-se-ão da excelente presença de Sergei Leiferkus que, na oportunidade, alternou com a nossa querida Elisabete Matos].

 
Ver mais

Sem comentários: