[sempre de acordo com a antiga ortografia]

segunda-feira, 15 de junho de 2015



Domenico Dragonetti
Veneza, 07.04.1763 - Londres, 16.04.1846
 
[facebook, 07.04.2015]
 
 
Como conhecem a minha predilecção pelo contrabaixo não vos deve surpreender que, nesta data, aqui traga um dos raríssimos compositores que, em simultâneo, tendo sido um extraordinário virtuoso, naquele apostou como instrumento solista.
 
Até 1793 permanece na cidade natal e também em Vicenza, ambas na região do Venetto. Um ano mais tarde já está estabelecido em Londres. Em Viena, conhece pessoalmente Haydn e Beethoven a quem não perdeu a oportunidade de demonstrar as capacidades do contrabaixo como instrumento solista.
 
Ao seu nome também ficou relacionada uma modalidade de arco, o designado modelo Dragonetti, que é empunhado por baixo, à maneira de seus antepassados da família das antigas Violas. Inicialmente, para ajustar as cerdas para baixo, o músico recorria ao dedo mínimo da mão direita, com o objectivo de controlar o aumento ou diminuição da tensão.
 
Deixo-vos com este "Rondò per Contrabasso" de Dragonetti. [I]. Aproveito a oportunidade para vos propor uma master class de contrabaixo a cargo de Matt Gibson da London Symphony Orchestra [II]. Verão como é fascinante.

Boa audição!


http://youtu.be/btbvWzhOj94 [I]
http://youtu.be/L4fV0BkL7Iw [II]

 
 

Sem comentários: