[sempre de acordo com a antiga ortografia]

segunda-feira, 1 de junho de 2015





Palácio de Queluz,
Obras de recuperação do Pavilhão Robillion

[facebook, 19.03.2015]

PARQUES DE SINTRA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - PARQUES DE SINTRA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS - PARQUES DE SINTRA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS

________________________________

Mais uma obra espectacular! Enquanto membro do Conselho Científico da Parques de Sintra, andei lá pelas entranhas com o objectivo de perceber muito bem o que aí vem. Embora se fale em intervenção minimalista, as mais-valias serão tão evidentes que, a partir do próximo Verão, o usufruto do Palácio de Queluz vai modificar-se radicalmente. Leiam e preparem-se para mais uma obra com a habitual chancela de qualidade.

É perante estas atitudes de requalificação, de restauro e preservação de património edificado de tamanho gabarito - obras concretizadas sem um cêntimo de custo para os cidadãos contribuintes - que fica sem argumentos quem se compraz em considerar elevado o preço dos bilhetes de acesso aos monumentos e parques afectos a esta empresa que é um orgulho nacional.

E, já sabem, vou rematar com a sugestão do costume. Aproveitem a vossa condição de residentes no concelho de Sintra e visitem tais lugares de absoluto privilégio, com entrada absolutamente gratuita durante as manhãs de todos os domingos, uma vantagem flagrante em relação aos restantes monumentos nacionais. Informem-se previamente porque é necessário justificar inequivocamente a condição de munícipe.
_______________________________
 


Obras de recuperação do Pavilhão Robillion

- Conclusão da recuperação prevista para o verão de 2015
- Nova cafetaria, auditório, sala de refeições para grupos, copa e armazéns
Vídeo da simulação do projeto para o Pavilhão Robillion: http://youtu.be/Krb9h0OOwYA

Sintra, 19 de março de 2015 – As obras de recuperação do Pavilhão Robillion (incluídas no projeto global da recuperação dos Jardins e do Palácio Nacional de Queluz – ver mais informações aqui) arrancaram no início do mês de março.

Pretende-se com esta intervenção reabilitar uma zona do Palácio Nacional de Queluz que se encontra encerrada ao público, desde a reconstrução após o incêndio de 1934, e dinamizar a oferta de serviços. O Palácio é atualmente bastante procurado para a realização de conferências e eventos mas, como não possui salas adequadas, é necessário recorrer à Sala da Música e Sala do Trono, que só podem ser disponibilizadas fora das horas de visita.

Assim, o projeto contempla a requalificação dos pisos térreos inacabados do Pavilhão Robillion para a instalação de diversos serviços: uma cafetaria, uma sala de conferências com régie para tradução, uma sala adequada para acolher eventos, espaços de apoio a serviço de catering com copa e balneários, e ainda armazéns.

No que respeita à cafetaria, aberta ao público em geral, esta incluirá um elevador para acesso de pessoas com mobilidade condicionada (ligando o piso superior do Pavilhão Robillion à cafetaria e aos jardins), bem como uma esplanada no terraço.

Relativamente à zona para acolher eventos, terá uma abordagem minimalista, reabilitando os elementos arquitetónicos interiores e garantindo características adequadas de desempenho e de segurança funcional, estrutural e construtiva.
O projeto inclui também a recuperação das caixilharias dos vãos, dos revestimentos exteriores caiados e das cantarias das fachadas que vão desde o Pavilhão Robillion até ao restaurante Cozinha Velha, contíguo ao Palácio.

A conclusão da recuperação do Pavilhão Robillion está prevista para agosto de 2015.

Vídeo sobre o projeto global da recuperação dos Jardins e do Palácio Nacional de Queluz:

http://youtu.be/0GxLQLsiYoA
 
 

Sem comentários: