Primavera,
a propósito...
[facebook, 20.03.2015]
Hoje, com a entrada oficial da Primavera, é inescapável o recurso ao tema no sentido de enquadrar peças musicais com ele relacionadas. Tal é o caso de “Appalachian Spring”, de Aaron Copland (1900-1990), obra cuja articulação com a estação do ano não deixa de ser, no mínimo, muito curiosa…
a propósito...
[facebook, 20.03.2015]
Hoje, com a entrada oficial da Primavera, é inescapável o recurso ao tema no sentido de enquadrar peças musicais com ele relacionadas. Tal é o caso de “Appalachian Spring”, de Aaron Copland (1900-1990), obra cuja articulação com a estação do ano não deixa de ser, no mínimo, muito curiosa…
E eu não resisto, mais uma vez, a contar-vos uma história que continuo a considerar das mais interessantes acerca daquilo que costuma designar-se por 'inspiração', história esta que, há uns anos já partilhei com alguns dos meus amigos do facebook.
Inicialmente, o compositor designara-a, muito simplesmente, como “Bailado para Martha”. Tratava-se, de facto, de uma encomenda da bailarina e coreógrafa Martha Graham (1894-1991) que o estrearia na Biblioteca do Congresso em Washington, em 1944.
Pouco depois, foi ela própria quem sugeriu a designação “Appalachian Spring”, inspirando-se na seguinte passagem do poema ‘The Dance’, do poeta americano Harold Hart Crane (1899-1932), incluído na colectânea “The Bridge”:
“O Appalachian Spring! I gained the ledge;
Steep, inaccessible smile that eastward bends
And northward reaches in that violet wedge
Of Adirondacks! (…)”
Depois de conhecerem este episódio, imaginem o vosso gozo quando, em futura oportunidade, ouvirem, como eu tenho ouvido, certos radialistas em programas na Antena Dois, ou lerem, como eu tenho lido, em certos programas de concerto, assinadas por pessoas com alguma responsabilidade no mundo musical, referindo «a capacidade do compositor em captar o lirismo da Primavera nos Apalaches»...
Inicialmente, o compositor designara-a, muito simplesmente, como “Bailado para Martha”. Tratava-se, de facto, de uma encomenda da bailarina e coreógrafa Martha Graham (1894-1991) que o estrearia na Biblioteca do Congresso em Washington, em 1944.
Pouco depois, foi ela própria quem sugeriu a designação “Appalachian Spring”, inspirando-se na seguinte passagem do poema ‘The Dance’, do poeta americano Harold Hart Crane (1899-1932), incluído na colectânea “The Bridge”:
“O Appalachian Spring! I gained the ledge;
Steep, inaccessible smile that eastward bends
And northward reaches in that violet wedge
Of Adirondacks! (…)”
Depois de conhecerem este episódio, imaginem o vosso gozo quando, em futura oportunidade, ouvirem, como eu tenho ouvido, certos radialistas em programas na Antena Dois, ou lerem, como eu tenho lido, em certos programas de concerto, assinadas por pessoas com alguma responsabilidade no mundo musical, referindo «a capacidade do compositor em captar o lirismo da Primavera nos Apalaches»...
O mínimo que poderão fazer é, tal como o próprio compositor, sorrir com certa benevolência, já que Copland, ao compor a obra, estava tão afastado da realidade daquela ou doutra montanha como qualquer um de nós… Acresce ainda a circunstância de que a tal ‘spring’, no poema de Crane ser uma ‘fonte’ e não a estação do ano… De qualquer modo, condescendamos, trata-se de uma caminhada ao encontro do tempo primaveril.
Agora, apenas espero que a Primavera nos traga a chuva, meu Deus, a chuva de que já tanto precisamos. Se assim for, mesmo sem jeito algum, irei para a rua... dançar, pois claro, 'dancing in the rain', sem equívocos de conotação entre spring-estação do ano e spring-fonte de água pura! Da Primavera, é isto o que também espero.
Deixo-vos com a gravação histórica da primeira parte do bailado, com a própria Martha Graham.
Bom visionamento!
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Part 1/4 Appalachian Spring Premiered 1944 Choreographed by Martha Graham Original Score by
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