[sempre de acordo com a antiga ortografia]

segunda-feira, 1 de junho de 2015



Sviatoslav Richter

20 de Março de 1915, Jitomir, Ucrânia - 01.08.1997, Moscovo

[facebook, 20.03.2015]

Celebrando o centenário do nascimento de um dos mais importantes marcos da pianística do século vinte, vamos partilhar, parcialmente, uma peça com a qual ficou especialmente relacionado, o "Concerto para Piano", op 13 de Benjamin Britten.

Trata-se da primeira obra para este instrumento, composta em 1937, antes de qualquer das suas óperas, estreado num Promenade em 1938, com o próprio Britten ao piano. Posteriormente seria revista em 1945, tendo o compositor substituído o terceiro andamento, um 'Recitative and aria' por um novo, 'Andante lento'.

Descrito por Benjamin Britten como «simples e direto na forma», é uma obra repleta de virtuosismo e impulso rítmico, que permaneceu na obscuridade durante décadas e tem vindo a conquistar cada vez maior atenção do público.

A versão revista de 1945 foi estreada no Festival de Cheltenham em 2 de Julho de 1946. Pouco antes, Britten tinha levado à cena a ópera "Peter Grimes", e o enorme êxito desta imediatamente o guindou à fama mundial. Seguir-se-iam mais seis óperas durante a década seguinte, que o consagraram como um dos mais importantes compositores do século XX.

A estreia em Londres do "Concerto para Piano", op. 13 ocorreu pouco depois dessa circunstância, no Royal Albert Hall de Londres, com a London Symphony Orchestra dirigida por Basil Cameron.
A gravação do Concerto de Britten que mais se celebrizou nas décadas seguintes foi realizada pelo pianista Sviatoslav Richter (1915-1997), com a English Chamber Orchestra, dirigida pelo próprio compositor, gravada ao vivo em 1970, num concerto no Festival de Aldeburgh.

Pois é precisamente dessa gravação que vos apresento o I Andamento, 'Toccata, Allegro molto e con brio'.

Boa audição!
 
Ver mais
 
 
 
 
 
Benjamin Britten Concerto for Piano and Orchestra, op. 13 I. Toccata Sviatoslav Richter Benjamin Britten English Chamber Orchestra
youtube.com

Sem comentários: