[sempre de acordo com a antiga ortografia]

terça-feira, 2 de junho de 2015



Rota da Água,
a dar-vos contas
 
[facebook, 27.03.2015]
 
Hoje, mais duas fotos de Sergio Gonçalves com referência ao trabalho que ele, António Esteves e eu temos vindo a desenvolver no contexto do 'Rota da Água'.
 
Como já tive oportunidade de esclarecer, trata-se do projecto da Canaferrim - Associação Cívica e Cultural com o objectivo de chamar a atenção para o estado em que se encontra o riquíssimo património de fontes, chafarizes, lavadouros da sede do concelho [as três ex-freguesias de Santa Maria e São Miguel, São Pedro e São Martinho].

Não há aqui qualquer intenção de mostrar «o bonitinho». Tenham em consideração que o Sérgio Gonçalves já fez centenas de fotos. As poucas que, de vez em quando, temos partilhado convosco apenas nos servem o propósito de vos manter ao corrente.

E, por favor, não fiquem com a ideia de que estas serão as fotos que ilustrarão, primeiramente, a exposição que temos prevista para o último trimestre deste ano e, depois, o livro que deverá ser lançado já em 2016, em data adequada à temática em apreço. Não, estas imagens apenas fazem parte de um primeiro «tosco» que será trabalhado, editado como merece.

Há muito que fazer. Os textos com que as fotos articularão são documentos essenciais para a leitura e interpretação das peças patrimoniais, letras e imagens que desafiarão os destinatários às reacções que prevemos e procuramos. O confronto com o estado actual em relação às suas memórias, à sua experiência pessoal e à da comunidade.

Eis dois exemplos, em Galamares e Morelinho. No que respeita ao último aludido, a particularidade da réplica jazente de uma pia romana que está devidamente preservada no Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Sem comentários: