[sempre de acordo com a antiga ortografia]

quinta-feira, 4 de junho de 2015



World Press Cartoon
em Cascais, outros horizontes...

[facebook, 03.04.2015]


Em devido tempo, dediquei ao assunto o espaço adequado e continuo a considerar que foi lamentável a decisão da Câmara Municipal de Sintra.

Através do texto do Jornal da Região acede-se às seguintes explicações da Câmara Municipal de Sintra:

"(...) O município de Sintra esclarece que "sempre mostrou disponibilidade" para realizar o evento, apelando à empresa para a necessidade de redução de custos, possibilidade que, segundo referem, não foi aceite pela organização.

"Perante a intransigência da empresa, não restou outra alternativa senão manter a coerência do respeito e do rigor com que esta Câmara Municipal de Sintra aplica o dinheiro dos contribuintes", conclui. (...)".

Enfim, no mínimo, esta justificação da autarquia sintrense não pode deixar de ser considerada como algo controversa e manifestamente polémica. Vejamos. Primeiramente, perante um mesmo desafio cuja concretização será sempre altamente prestigiante para qualquer autarquia, enquanto que, actualmente, Sintra considerou estar perante uma despesa incomportável, Cascais interpretou - e muito bem, na minha modesta opinião - como um investimento inequívoco.

Em segundo lugar, cumpre perguntar se, ao decidir patrocinar o World Press Cartoon, a vizinha Câmara Municipal de Cascais não se pauta pela coerência do respeito e do rigor na aplicação do dinheiro dos contribuintes. É que não há outra leitura...

Pessoalmente, tive oportunidade de dizer ao VP Rui Pereira como, na minha opinião, se tratou de uma oportunidade perdida já que a despesa em apreço é praticamente ridícula em relação ao alcance potencial desta iniciativa cultural, nos termos da sua repercussão mundial.

Se, durante uma dúzia de anos, o nome de Sintra foi promovido, também por esta via, de repente, o que era uma certeza de investimento passou a ser considerado como uma verba incomportável para os cofres autárquicos... Como se pode, deste modo, inverter uma atitude que era um autêntico 'cartão de visita' para Sintra? Claro que não me conformo. Tenho pena. E não posso deixar de me regozijar pelo discernimento que os nossos vizinhos de Cascais evidenciam.

Sem mais comentários, resta-me finalizar reproduzindo as últimas linhas da noticia em apreço: "(...) A exposição do World Press Cartoon irá realizar-se em julho, em Cascais, e irá atribuir um total de 25 mil euros em prémios. O primeiro prémio será de 10 mil euros."
 
Ver mais

A Câmara de Sintra negou que tenha rejeitado apoios para a realização do World Press Cartoon, que regressa este ano, mas vai-se realizar-se em Cascais,...
jregiao-online.webnode.pt




Sem comentários: