[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sexta-feira, 31 de julho de 2015


À vossa consideração!

 
[facebook, 01.07.2015]

Avaliem o gosto com que corre a Canaferrim - Associação Cívica e Cultural na sua consequente e coerente luta pela defesa do património. Chamada aos palcos diversos em que asua opiião, o saber adquirido e a lucidez podem e devem afirmar-se na comunidade onde se integra, tenta responder aos desafios. Mas nada alcançará se não for efectiva a espalda e o respeito dos munícipes em geral e dos associados em particular.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Canaferrim,
a correr por gosto…
 
 
Entre os vários assuntos que têm merecido especial empenho e solicitado um contributo cívico que muito a honra, a Canaferrim f...oi chamada pela Câmara Municipal de Sintra a dar opinião e apresentar soluções no contexto da discussão pública inerente às alterações de trânsito Centro Histórico.
 
Permanentemente mobilizados para as questões de defesa e preservação do património natural e edificado que, inequivocamente, se articulam com as questões de acesso, estacionamento e transportes públicos – partilhadas quer em termos do colectivo associativo em que nos integramos quer em posições pessoais que alguns dos nossos membros fundadores têm assumido ao longo de dezenas de anos de conhecidas lutas – na Canaferrim vamos dando continuidade a alguns projectos que, periodicamente, aqui temos divulgado.

‘Rota da Água’

Tal é o caso do ‘Rota da Água’, cujos objectivos gerais e específicos foram oportunamente divulgados, projecto em curso já há alguns meses e que, muito recentemente, venceu uma decisiva etapa, ou seja, a da sua candidatura ao concurso para financiamento no contexto do Orçamento Participativo da União das Freguesias de Sintra.

Nada melhor do que lembrar ao que vimos. A Canaferrim, Associação Cívica e Cultural propõe-se concretizar a edição e a publicação de um livro subordinado ao título Rota da Água, através do qual serão identificados e, quanto ao seu estado actual de conservação, descritos e caracterizados os chafarizes, fontanários e lavadouros constantes do património da União das Freguesias de Sintra. Na altura da disponibilização do livro – prevista para 22 de Março de 2016, data da celebração do Dia Mundial da Água – e, nos termos da Memória Descritiva anexa, este projecto também pressupõe uma exposição documental afim.

O objectivo fundamental será o de promover a especial atenção dos fregueses, munícipes e cidadãos em geral para o universo de peças patrimoniais do maior interesse, algumas das quais tendo marcado a vivência quotidiana das populações ao longo de muitas gerações, e que, hoje em dia, ou ainda são pontos de atracção turística ou, pelo contrário, por terem caído em desuso nas comunidades onde foram oportunamente erguidas, se encontram em estado de abandono e certo grau de precaridade, necessitando de intervenção de recuperação e restauro.

A publicação em apreço abrange um universo de 70 peças, com uma estrutura que pressuporá a divisão em três partes correspondentes a cada uma das freguesias integrantes da União das Freguesias de Sintra - Santa Maria e São Miguel, São Martinho e São Pedro de Canaferrim - com mapa do respectivo território, introduzindo sinalização cromática distintiva e identificando cada uma das peças pela respectiva designação e, com o objectivo de facilitar o acesso dos interessados, igualmente, indicação das inerentes coordenadas de latitude e longitude.

Para efeitos do maior grau de consciencialização possível dos destinatários, a apresentação pública da publicação coincidirá com a realização de uma exposição cujo acervo se baseará nas fotos obtidas e nos textos concebidos no âmbito dos trabalhos de campo entretanto já efectuados.

Permitam que, finalmente, partilhemos convosco mais algumas fotos, ainda não editadas, relativas às peças para as quais vamos solicitar a especial atenção de todos quantos sabemos estarem interessados neste património. Muito, muito importante, não esqueçam que, oportunamente, vos pediremos o vosso voto na proposta que já apresentámos.
 
Ficam para mais tarde os detalhes quanto ao modo como deverão actuar para o efeito. Para já, contem que o período de votação decorrerá entre 24 de Agosto e 30 de Setembro.
 
 
 

Sem comentários: