[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sexta-feira, 31 de julho de 2015



Agora,
com Nella Maissa!
 
[facebook, 23.07.2015]
 
Tal como, há uns anos, estive envolvido na concepção do filme biográfico "Marquesa de Cadaval, uma Vida de Cultura", também actualmente me vejo dando continuidade a um outro documento de índole semelhante sobre Nella Maissa que, lembrar-se-ão, como bem demonstrado ficou naquele documento, era amiga íntima de Dona Olga.
...
A mesma RTP, que adquiriu e mantém direitos exclusivos de difusão do filme sobre a vida da Senhora Marquesa de Cadaval, igualmente se interessou pelo novo projecto. Coube-me a tarefa de conceber a documentação de base, preparação das entrevistas e, nomeadamente, a sinopse circunstanciada indispensável à apreciação da viabilidade do projecto.

Felizmente, foi possível obter todas as imagens que tinham sido previstas, durante sucessivas conversas gravadas na 'Casa do Artista' onde residia, registando testemunhos do maior interesse, beneficiando da prodigiosa memória e lucidez que manteve até à altura de partir já centenária.
Concretizada grande parte do filme biográfico, entrou-se numa daquelas fases de «pausa algo forçada», pelos motivos do costume, em que são particularmente ricos os trabalhos de quem se envolve em iniciativas congéneres no nosso meio cultural.

Estamos em período final de colheita de opiniões e testemunhos de quem, pelas mais diversas razões, não poderia deixar de se pronunciar sobre Nella Maissa. É um rol bastante extenso e o material perfeitamente indispensável à definição de uma vida de artista insigne, de uma carreira ímpar que atravessa épocas distintas com indeléveis marcas que o filme não poderia deixar de assinalar.

João Santa-Clara, realizador da obra biográfica que tão bem caracterizou os passos essenciais da Senhora Marquesa, continua sendo quem se responsabiliza por este, cuja figura central é a pianista que gostaria de recordar convosco numa gravação que, para o efeito, passo a partilhar, o Concerto para Piano No. 1 de João Domingos Bomtempo.

Boa Audição!

 

Sem comentários: