[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sexta-feira, 31 de julho de 2015



24 de Julho
24 de Julho de 1833
 
[facebook, 24.07.2015]
 
Data histórica em que as tropas liberais, comandadas pelo duque da Terceira, entram em Lisboa, depois de terem derrotado as tropas miguelistas lideradas por Teles Jordão na batalha da Cova da Piedade.
 
Com toda a justiça, o Duque da Terceira é celebrado em Lisboa, no largo do Cais do Sodré, formalmente, Praça do Duque da Terceira, onde permanece o monumento erigido em memória do general. Aliás, imensas localidades ostentam na sua toponímia o nome do Duque da Terceira, com destaque para Angra do Heroísmo.

Duque da Terceira, duque da Terceira, quase ninguém lhe lembra o nome. Aqui ficam, em sua homenagem, umas linhas biográficas muito sumárias. Como coincido com ele no dia do aniversário, para mim, desde garoto, é alguém que me interessou e que muito admiro pela comunhão de ideais que nele encontrei.

António José de Sousa Manuel de Meneses Severim de Noronha (Lisboa, 18 de março de 1792 — Lisboa, 26 de abril de 1860), foi 7.º Conde e 1.º Marquês de Vila Flor e ainda 1.º Duque da Terceira. Importante general e homem de Estado português do tempo do liberalismo, sendo uma das mais importantes figuras do tempo.

Tão notável foi a sua acção que, de herói das guerras liberais, se tornou no chefe político dos cartistas, a facção mais conservadora do liberalismo português, embrião do futuro Partido Regenerador.

Membro da mais alta aristocracia, exerceu as funções de marechal de campo, comandante-em-chefe do Exército Português, conselheiro de Estado, par do Reino, e, em quatro ocasiões (1836, 1842-1846, 1851 e 1859-1860), o cargo de Presidente do Conselho de Ministros. Foi o 10.º capitão-general dos Açores, ali presidindo à Regência de Angra durante a fase inicial das guerras liberais.

Acerca desta notável figura, aconselharia a leitura do Dicionário Biográfico Parlamentar, sob coordenação de Maria Filomena Mónica (1834-1910), vol. III, pp. 62–65, Assembleia da República, Lisboa, 2006.
 
 
 

Sem comentários: