[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sexta-feira, 31 de julho de 2015



Ao João, meu neto,
no seu terceiro aniversário


[facebook, 12.07.2015]

Poema vivo, já és a palavra possível. E, também a incapacidade de dizer tanta promessa. Um dia destes, vais entender porque recorro a "La poesia", de Pablo Neruda, menino para sempre, que também hoje faz anos:
____

Y FUE a esa edad... Llegó la poesia
a buscarme. No sé, no sé de dónde
salió, de invierno o río.
No sé cómo ni cuándo,
no, no eran voces, no eran
palabras, ni silencio,
pero desde una calle me llamaba,
desde las ramas de la noche,
de pronto entre los otros,
entre fuegos violentos
o regresando solo,
allí estaba sin rostro
y me tocaba.

Yo no sabía qué decir, mi boca
no sabía
nombrar,
mis ojos eran ciegos,
y algo golpeaba en mi alma,
fiebre o alas perdidas,
y me fui haciendo solo,
descifrando
aquella quemadura,
y escribí la primera línea vaga,
vaga, sin cuerpo, pura
tontería,
pura sabiduría
del que no sabe nada,
y vi de pronto
el cielo
desgranado
y abierto,
planetas,
plantaciones palpitantes,
la sombra perforada,
acribillada
por flechas, fuego y flores,
la noche arrolladora, el universo.

Y yo, mínimo ser,
ebrio del gran vacío
constelado,
a semejanza, a imagen
del misterio,
me sentí parte pura
del abismo,
rodé con las estrellas,
mi corazón se desató en el viento.


[Pablo Neruda]

PS:

[De manhã, não assinalei que a escolha deste poema também se deve ao facto de Pablo Neruda ser hoje aniversariante. Aliás, o João partilha este dia com Amedeo Modigliani e Henry David Thoreau que, na felicíssima expressão de João Bénard da Costa, saudoso e querido amigo, são 'muito cá de casa'...

Portanto, aos familiares e amigos

Jose Luis De Moura, Luís Miguel Lavrador, Fernando Cunha Cunha, Gracinda Cruz, Gabriel Cruz, Mariadejesus Caimotoduarte, Xana M Duarte, Maria De Lurdes Nogueira, M Manuela Bravo Serra, Fernando Roboredo Seara, Ana Margarida Oliveira Martins, Vanessa Diniz, Dulce Carrapico, Margarida de Lemos, George Amaral Calmao, Dina Baltazar, Brígida Silva , Sergio Gonçalves , Ricardo Pinto de Castro ECesar e Ana D'Oliveira

esta devida explicação]

Sem comentários: