[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sexta-feira, 31 de julho de 2015



Estradas de plástico
 
[facebook, 21.07.2015]

Já pensaram no rombo que sofrerão as petrolíferas se a solução for avante? É caso para os produtores porem as barbas de molho...
 
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Perante esta notícia do 'Público', precisei de me informar acerca de alguns itens que julgo poderem ser-vos tão úteis quanto para mim o foram.
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Eis a transcrição:

Alcatrão eis a questão?
No dia-a-dia é habitual quando ouvimos falar de pavimentos rodoviários, ouvir dizer "olha já estão a alcatroar a estrada" entre outras formas mais ou menos correctas.
Mas a questão que se coloca é:
Será correcto falarmos em alcatrão ou no acto de alcatroar uma estrada?

Alcatrão ser ou não ser, eis a questão.

Na construção das camadas superiores dos pavimentos rodoviários, existem diversos materiais betuminosos com aptidão para serem utilizados como ligantes, entre eles encontra-se o alcatrão.
Todavia, actualmente verifica-se apenas o recurso a produtos derivados da destilação do petróleo bruto, também conhecidos como betumes.
Ou seja, então mas o alcatrão não é um produto derivado do petróleo? Então qual a origem do alcatrão?
O alcatrão não é um derivado do petróleo bruto. O alcatrão é a designação genérica atribuída ao líquido viscoso obtido quando a hulha ou a madeira são queimados ou sujeitos a um processo de destilação destrutivo na ausência de ar (pirólise).
 
Este foi muito utilizado no Reino Unido, porém nos últimos 30 anos deu-se um grande incremento na exploração e distribuição de petróleo bruto, tendo-se verificado uma grande redução do uso do alcatrão em detrimento dos derivados daquele.

Em Portugal, o uso de alcatrão em trabalhos de pavimentação rodoviária limitou-se aos anos em que não havia possibilidade de obter betume, como por exemplo durante a II Grande Guerra (1939-1945). Talvez seja este um dos motivos pelo qual é ainda, actualmente, utilizado o termo alcatrão, quando na realidade o material (ligante) que é efectivamente utilizado na pavimentação rodoviária é o betume.

Porém não ficamos por aqui, porque aquilo que se vê a ser aplicado nas nossas estradas, não é apenas o betume, mas sim o resultado da junção de betume com agregados (material que se encontra na crosta terrestre, nos rios ou estuários, e que pode ser obtido por intermédio de meios de extracção directa, escavação, ou explosão de rochas, caso da exploração de pedreiras) que resulta na produção de um material denominado por mistura betuminosa a qual é aplicada nas camadas superiores dos pavimentos, nomeadamente na camada de desgaste (camada betuminosa visível e sobre a qual circulam directamente os veículos).

Conclusão

Os pavimentos rodoviários são constituídos por diversas camadas, que poderão ser ligadas ou não ligadas, sendo no primeiro caso constituídas por misturas betuminosas e não por alcatrão.

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